4 dicas de gestão de pessoas para equipes jurídicas

Realizar a gestão de equipes jurídicas não é uma tarefa simples. Sabemos que esses times são responsáveis por muitas tarefas e, geralmente, são compostos por vários profissionais. Com isso, o trabalho do gestor jurídico se torna ainda mais desafiador e relevante para o sucesso da empresa. 

E, como a gestão de pessoas mudou muito nos últimos anos, algumas técnicas, estratégias e ferramentas se tornaram acessíveis também para gestores jurídicos, principalmente para aqueles que desejam otimizar essa gestão e contar com equipes cada vez mais produtivas e alinhadas. 

Por isso, separamos 4 dicas bem simples para melhorar a gestão de pessoas em equipes jurídicas. Confira:

4 dicas práticas para otimizar a gestão de equipes jurídicas

1. Conheça bem sua equipe jurídica

O primeiro passo para realizar uma boa gestão da sua equipe jurídica é conhecer os profissionais que fazem parte desse time. 

Entender exatamente o momento de carreira de cada um, saber os motivos que os fazem estar nessa profissão e conhecer o que os motiva são passos simples para criar conexão e estabelecer uma relação de confiança. 

Se você exerce papel de liderança, esse passo deve ser realizado de forma ainda mais eficiente. É necessário que essa conexão seja bem estabelecida para que seja possível entender o seu papel como líder.

Essa conexão e esse conhecimento acerca da sua equipe jurídica são fatores fundamentais para que você consiga delegar tarefas corretamente, fornecer feedbacks, analisar processos e avaliar o desempenho de cada profissional. 

2. Forneça feedbacks constantemente

Já que falamos em feedback, vale destacar que essa é uma das principais práticas de gestão. Atualmente, a prática do feedback está presente, sobretudo, em empresas de tecnologia e startups, no entanto, em equipes jurídicas é totalmente possível contar com essa rotina. 

Feedbacks são importantes, entre outras coisas, para alinhamento de expectativas e realidades e para o crescimento de cada profissional. Esses momentos servem para que profissionais entendam os principais pontos de melhorias e também sejam valorizados por seus acertos. 

Vale ressaltar que esse processo deve ser realizado de forma frequente e, não necessariamente, deve ser realizado apenas entre líderes e liderados. É uma boa prática estimular o feedback entre pares, evento que reduz o estresse da “conversa séria com o chefe” e contribui para o crescimento de cada profissional. 

Além disso, é sempre importante lembrar que existem feedbacks coletivos e individuais. Os coletivos servem para alinhar contextos com toda a equipe jurídica e o individual serve para uma conversa particular com um profissional. 

3. Estabeleça uma rotina para a gestão de processos

É difícil falarmos sobre gestão de pessoas de equipes jurídicas sem falarmos sobre gestão de processos. O motivo é bem simples: como os profissionais são responsáveis pela execução dos processos, uma boa gestão influencia diretamente na forma como são desenvolvidas habilidades, competências e, principalmente, a forma como é realizada a comunicação interna em um time. 

Atualmente, empresas do setor jurídico podem contar com tecnologias e ajuda da inovação para planejamento, execução, controle e avaliação de processos. 

Um bom exemplo de boa gestão de processos é a forma como uma estrutura de workflow pode impactar e transformar a rotina jurídica. A definição de um fluxo de trabalho é um dos pilares da gestão de processos e, em equipes jurídicas, é responsável por automatizar tarefas, dar visibilidade a todos envolvidos e aumentar a produtividade da equipe.

O resultado direto de um time com processos bem estruturados é uma gestão de pessoas mais tranquilas. Nessas situações, o gestor jurídico consegue destinar mais tempo para entender as demandas de cada profissional ao invés de ter que ficar responsável por cada etapa dos processos. 

4. Conte com uma assessoria jurídica especializada

Sabemos que o jurídico de uma empresa é responsável por um papel muito importante e, com isso, possui demandas estratégicas, gerenciais e técnicas para as empresas. 

Dessa forma, a gestão de pessoas das equipes jurídicas acabam se transformando em tarefas coadjuvantes durante a correria do dia a dia.

Quando há uma assessoria jurídica especializada para acompanhar o andamento de processos, os gestores jurídicos conseguem destinar mais tempo para pensar no crescimento profissional de cada membro da equipe e também para focar nessas outras demandas tão importantes. 

Portanto, essa forma de otimizar a performance da equipe jurídica acaba impactando diretamente o andamento de todo setor e auxiliando o papel do gestor jurídico.