5 soft skills imprescindíveis para um gestor jurídico

Quais são as soft skills mais importantes para um gestor jurídico? Veja nesse conteúdo uma lista com as 5 habilidades comportamentais mais relevantes!

Softs skills são as habilidades comportamentais de cada pessoa. Normalmente, essas competências de relacionamento não estão presentes no currículo dos profissionais, mas, fazem uma grande diferença na hora de pleitear uma vaga ou mesmo na hora de buscar uma promoção.

Olhando para o mercado jurídico, as soft skills são ainda mais importantes, afinal, essas habilidades comportamentais são, cada vez mais, responsáveis por boas entregas e bons resultados em escritórios ou departamentos jurídicos de empresas.

Mas, quando olhamos especificamente para um gestor jurídico, quais são as soft skills consideradas mais importantes. Abaixo, você confere algumas que se destacam nesse mercado.

Soft skills importantes para um gestor jurídico

Antes de mostrarmos quais são as soft skills que mais merecem destaque em um gestor jurídico, é preciso lembrar que hard e soft skills são habilidades de diferentes tipos, mas que ambas podem ser desenvolvidas.

Então, entender essas soft skills é o primeiro passo para quem busca desenvolvimento na carreira.

1. Inteligência emocional

Inteligência emocional é um dos termos mais comuns atualmente. A capacidade de lidar com os sentimentos e com as emoções das outras pessoas é muito valorizada por recrutadores e, para um gestor jurídico é ainda mais importante.

Para muitas pessoas, o dia a dia no mercado jurídico pode ser estressante e cansativo, principalmente se olharmos o lado mental do ser humano. Por isso, a inteligência emocional é uma soft skill é fundamental para ajudar profissionais a superarem atitudes, emoções, pensamentos e hábitos que impedem o aproveitamento de todo potencial.

Além disso, ter inteligência emocional é essencial para evitar doenças como estresse e Síndrome de Burnout. Por fim, ainda contribui para uma boa relação com outras pessoas, afetando outras soft skills que vamos ver a seguir.

2. Colaboração e trabalho em equipe

Boa parte dos escritórios e departamentos jurídicos trabalham em equipe. Dessa forma, possuir a capacidade de trabalhar com pessoas e saber colaborar com um time é essencial.
Apesar do trabalho em equipe ser considerado algo básico, é necessário destacá-lo. Conseguir estabelecer um bom relacionamento com todos os integrantes, manter uma boa comunicação, alinhamento e visão estratégica do objetivo da equipe são atributos cada vez mais valorizados.

Gestores jurídicos com boa capacidade de colaboração tendem a extrair o melhor dos companheiros de equipe, aproveitando as experiências e talentos de cada um para o sucesso da empresa.

3. Comunicação efetiva

Falamos um pouco sobre comunicação, porém, essa é uma soft skill que merece um capítulo. Para todo o mercado jurídico, a comunicação é um dos elementos mais importantes.

Os advogados precisam ser pessoas com boa comunicação, afinal, precisam dessa habilidade para sustentações, negociações, reuniões e atendimento ao cliente. Por outro lado, o gestor jurídico precisa ter essa soft skill ainda mais aguçada.

Manter linhas de comunicação abertas e sempre claras é fundamental para que não tenha nenhum ruído na comunicação.

4. Ímpeto por inovação

A inovação está cada vez mais presente no mercado jurídico. O surgimento das lawtechs é um bom exemplo desse movimento, mas a inovação no departamento jurídico também está relacionada com as pessoas.

Ter uma visão de futuro e saber lidar bem com inovações e atualizações é uma habilidade muito valorizada. Sobretudo, por empresas que já entenderam a necessidade de abrir os olhos para as inovações que prometem transformar esse e outros mercados.

5. Liderança

Olhando para o papel do gestor jurídico, o próprio nome sugere que é alguém que deve gerir algo. Seja processos ou pessoas é fundamental que a habilidade de liderar esteja presente nessa pessoa.

Ser um bom líder envolve várias habilidades. Entre as mais importantes podemos destacar a empatia, capacidade de ouvir, saber delegar funções e tarefas e conseguir motivar todos os integrantes da equipe.

Uma skill de liderança envolve outras habilidades, como comunicação e inteligência emocional, mas está muito relacionada com a forma como um gestor jurídico lida com as outras pessoas e consegue extrair o melhor de cada uma.

Falamos apenas sobre as principais soft skills essenciais para um gestor jurídico. No entanto, sabemos que essa lista poderia ser maior ou mesmo que pode ser alterada de acordo com a realidade de cada escritório.

A grande questão que fica é a necessidade de desenvolver habilidades comportamentais e permitir que profissionais consigam se desenvolver e contribuir ainda mais com suas empresas.

Gostou desse conteúdo sobre soft skill essenciais para gestores jurídicos? Veja esse outro sobre como engajar sua equipe de advogados.