Como reduzir custos no departamento jurídico

Atualmente, o departamento jurídico de uma empresa é determinante na tomada de decisões. Assim, é de se imaginar que grande parte dessa responsabilidade está em equilibrar os gastos necessários e a redução de custos. Sabemos que, para isso, capital financeiro precisa ser investido, embora às vezes exceda o limite adequado. Com isso, torna-se necessária uma estratégia para reduzir custos no departamento jurídico.

Mas, você sabia que atitudes simples podem te ajudar nessa tarefa, que apesar de parecer básica precisa ser muito bem orquestrada para que os bons resultados sejam mantidos? É para isso que estamos aqui: trazer dicas de como reduzir custos no seu setor jurídico e provar valor estratégico às outras áreas da empresa.

Veja abaixo o que você pode fazer para alcançar essa redução de custos dentro do seu jurídico. E, com isso, otimizar o cotidiano do seu setor!

Passo 1: Organizando as demandas

O primeiro passo (e o mais básico!) para efetivar a redução de custos no departamento jurídico é organizar os fluxos de trabalho. Antes de mais nada, é interessante focar nisso, pois será um grande aliado para alcançar os seus objetivos.

Categorizar cada tarefa que está pendente é a maneira mais fácil de atingir tal premissa. Por isso, o primeiro passo é separar as demandas de acordo com diferentes níveis, tais como complexidade, necessidade de mais pessoas trabalhando, grau de risco para a empresa, entre outros. Não deixe também de avaliar o tempo que tal tarefa exige da sua equipe, e busque começar por aquelas que acabam gerando melhores resultados para a organização. 

Além de ser uma forma de organizar o cotidiano, esse método pode representar uma redução nos custos do setor à medida que você poderá analisar o que é prioridade e o que pode sofrer otimizações. O que pode melhorar, consequentemente, a sua administração e gestão da equipe, correto?

Passo 2: Monte um relatório de gastos

Como você provavelmente já sabe, manter uma empresa financeiramente equilibrada é uma tarefa complicada. Essa tarefa é intimamente atrelada à capacidade de moderar despesas e ganhos, o que entra e o que sai. Por isso, montar um relatório de custos para o departamento jurídico pode ser algo muito benéfico à organização. 

À medida que há a necessidade de transparência em relação a tudo que é feito, é bom evitar ao máximo a entrada excessiva de dinheiro para o seu setor. Afinal, isso pode trazer desconfortos em relação a superiores e estereotipar um pouco as suas necessidades dentro da empresa.

Com isso, saber balancear os diversos procedimentos e o custo de cada um deles também é preciso; então, não é necessário dizer que montar um relatório do que é gasto mensalmente é benéfico à organização e ao seu próprio cargo enquanto gestor jurídico. 

Além de tudo, um relatório de gastos pode trazer também mais agilidade ao cotidiano do departamento. Gerir uma equipe e ainda conseguir dar conta de todos os processos pendentes pode se mostrar um desafio diário. Assim, a organização é essencial, tanto para efetivamente montar um relatório de gastos, quanto para agilizar os processos e priorizar os que mais importam. 

Somente assim será possível estipular o que se enquadra no grupo de gastos maiores e tentar reduzi-los, em prol do que continua essencial à manutenção do departamento jurídico.

Passo 3: Análise periódica das demais áreas da empresa

Outra medida muito importante e válida para reduzir custos no departamento jurídico é saber identificar oportunidades de redução de custos em outras áreas da empresa. Afinal, tudo o que é feito influencia diretamente a quantidade de processos e ações judiciais geradas na organização.

É interessante analisar a conduta dos vendedores, brechas existentes no contrato e outros recursos que podem te ajudar na redução dos gastos com esse tipo de procedimento. Por isso, manter uma análise periódica em relação aos acontecimentos fora da sua zona de atuação é essencial.

Passo 4: Atente-se ao contencioso

Como você já sabe, o contencioso de uma empresa é algo que precisa ser tratado com bastante cuidado. Isto é, são todos aqueles processos que demandam mais atenção e são passíveis de contestação ou maiores conflitos. E, não podemos esquecer: geralmente são aqueles que trazem mais gastos a qualquer departamento jurídico.

Essa pode sim ser uma preocupação do seu setor também em relação aos gastos dispendiosos, mas não é necessário entrar em pânico. É essencial, porém, possuir uma análise detalhada e periódica do contencioso a fim de obter um controle maior sobre o nível de sensibilidade exigido. E também, é claro, a exposição que cada um desses processos pode gerar à empresa e a probabilidade de perda. 

Com essa medida, além de saber o quanto é gasto, será possível manter um melhor controle sobre essa, que é uma área que exige cuidado exclusivo por parte de todo o seu time.

Passo 5: Terceirize serviços

Você pode ainda não saber, mas a terceirização de serviços é uma das opções mais rentáveis para reduzir custos no departamento jurídico. 

Antes de mais nada, é preciso ressaltar que essa medida representa inúmeros benefícios para a administração do setor jurídico da sua empresa. Pense da seguinte maneira: você, como gestor, precisa de tempo para controlar e supervisionar todos as pendências já existentes, assim como a entrada de novos processos. 

Muitas vezes, isso acaba interferindo na qualidade do serviço prestado, além de ser muito trabalhoso e arriscado concentrar todos os esforços na sua equipe. O que, também, pode levar à perda de processos que demandaram muito tempo e trabalho.

Além disso, contratando um escritório terceirizado você consegue desafogar o setor sem precisar contratar advogados para a sua equipe. O que, sabemos, pode ser muito mais oneroso e com uma eficiência bem menor.

É aqui que entra a contratação de um escritório que forneça uma condução técnica e estratégia de processos judiciais. Um escritório de terceirizados na advocacia possui profissionais competentes, que lidam com cada processo individual de maneira especializada. 

O ótimo custo-benefício dessa parceria é algo que pode valer a pena, ainda mais se você, gestor, procura maior tranquilidade para focar em novas estratégias para a sua administração.

Passo 6: Contrate advogados correspondentes

Ainda falando sobre a contratação de serviços terceirizados, imaginemos um exemplo: quantas vezes você já precisou enviar um advogado para o outro canto do país a fim de atender a uma audiência? A dificuldade de administrar processos em vigência em diferentes localidades costuma ser um impasse para o gestor jurídico. 

Nesse tipo de situação, o consumo de recursos financeiros é grande e, muitas vezes, a distância acaba se tornando um obstáculo. Além de precisar gastar com alimentação e moradia temporária, o deslocamento também pode pesar muito; ainda mais quando esse tipo de procedimento é constante no seu departamento.

A solução para isso é a contratação de um escritório de advocacia terceirizado que consiga atender a demandas de diversas áreas. Com isso, há a disponibilidade de contratação de correspondentes jurídicos nas diferentes cidades em que o serviço precisa ser prestado. 

Esse tipo de trabalho, assim como o acompanhamento de processos comuns, é orientado por um advogado fixo da empresa contratada, no caso, o gestor jurídico. Esse profissional é responsável por supervisionar e garantir que todo o trabalho seja feito de maneira adequada pelos advogados terceirizados. Então, é muito importante mesmo que esse acompanhamento seja feito da melhor forma possível.

Contratando um escritório de advocacia terceirizado

Se você percebeu que contratar um escritório de advocacia terceirizado é a melhor solução para reduzir custos no departamento jurídico, agora é a hora de considerar suas opções.

Na Faria e Silva Advocacia, a terceirização de serviços é uma realidade que pode auxiliar na administração do seu departamento jurídico. Além de reduzir a entrada de processos no seu setor, te ajudamos a economizar tempo no acompanhamento de tais processos, gerando o retorno necessário e uma maior fluidez dos serviços para a empresa em geral.

Esperamos que essas dicas te auxiliem a reduzir custos no departamento jurídico, garantindo maior tranquilidade à sua administração! Veja também nosso conteúdo sobre o home office para advogados e, para saber mais, consulte nosso site e entre em contato conosco.