O que são lawtechs e legaltechs

Lawtechs e legaltechs são empresas que desenvolvem soluções tecnológicas ao meio jurídico. Elas se resumem em um mercado de startups em constante transformação, que busca identificar as principais deficiências existentes no direito, a fim de contribuir de forma progressiva e por meio da tecnologia. 

No meio advocatício, você provavelmente já se deu conta de que velhos costumes estão ficando para trás, e o que era considerado inflexível hoje conta com o auxílio da tecnologia para evoluir. Com esses avanços, soluções que facilitam a vida dos advogados são amplamente exploradas, incluindo o assunto sobre o qual vamos falar hoje: lawtechs e legaltechs. 

O que é lawtech e legaltech?

O termo lawtech, ou legaltech, vem da língua inglesa law (lei) e technology (tecnologia). Então, podemos concluir que se resume à junção do direito com a tecnologia. No Brasil, os dois termos representam o mesmo conceito: o de uma empresa que desenvolve tecnologias aplicáveis ao meio jurídico.

O principal objetivo dessas empresas, que são em maioria startups, é usar uma base tecnológica dentro do direito para suprir demandas do setor. Para isso, sua proposta consiste em reformular o modo como os métodos tradicionais são aplicados, usando a tecnologia justamente para oferecer uma rotina de trabalho mais eficiente.

Como funcionam as lawtechs e legaltechs?

Na prática, as empresas lawtech utilizam ferramentas tecnológicas que têm a função de agilizar os procedimentos dentro de escritórios e departamentos jurídicos. Os softwares jurídicos, que já são muito comuns aqui no Brasil, fazem parte dessa rede de novas soluções, que procuram otimizar o tempo e as decisões dos advogados hoje. 

Em departamentos jurídicos corporativos, já é possível controlar informações que vêm de escritórios contratados por eles, por exemplo. O que, por sua vez, traz muito mais agilidade para a realização e conclusão de cada processo ou diligência.

Mas, é necessário enfatizar que existem vários ramos em que essas empresas podem atuar. Segundo a AB2L (Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs), há hoje pelo menos 11 categorias. Vamos te mostrar quais são os mais comuns, em que o uso da tecnologia e do direito se fundem para a otimização da realidade advocatícia.

Alguns tipos de lawtechs no Brasil hoje

1) Analytics e Jurimetria

O Analytics se refere à compilação e análise de dados por uma ferramenta, a fim de otimizar os resultados. No direito, falamos sobre o Legal Analytics e como ele pode beneficiar a sua gestão, confira em nosso outro post!

Enfim, essas são empresas que usam mão de mecanismos tecnológicos não humanos para prever decisões judiciais, além de comportamentos e padrões existentes dentro de cada tipo de processo. Para isso, muitas delas apostam na inteligência artificial, que é outro recurso que cresce bastante em âmbito advocatício hoje em dia. 

Além de representarem uma inovação para o mundo do direito, essas lawtechs contribuem para a agilidade na solução de procedimentos e economizam o tempo dos profissionais, à medida que são programadas para tomar decisões inteligentes e com menores margens para erros. Um exemplo de empresa é a Softplan.

2) Automação e Gestão de Documentos 

O software de automação de documentos otimiza de forma considerável o tempo de gestores e colaboradores dentro de escritórios ou departamentos jurídicos. 

Lawtechs que atuam com esse tipo de mecanismo podem contar com a tecnologia para preencher documentos de forma automática, enviar mensagens de e-mail padrão, gerar alertas de prazos, alterações de processos, pesquisar por pareceres e jurisprudências, entre outros benefícios. Algumas empresas que atuam nesse sentido são a LegAut e a M4law. 

3) Compliance

Compliance significa estar em conformidade com as leis. Então, neste caso, é a linha que serve de guia para o comportamento de uma empresa, garantindo que ele seja adequado perante o mercado em que atua.

Dessa forma, as normas de compliance devem se adequar frequentemente, como acontece com o surgimento da LGPD. É isso a que competem as lawtechs que trabalham nesse ramo: garantir a segurança e conformidade das empresas em meio às atividades da instituição. Um exemplo de empresa que trabalha com a Compliance é a Ventura.

4) Conteúdo Jurídico, educação e consultoria

Essas são aquelas lawtechs que funcionam basicamente como portais de informação, legislação, fornecedora de notícias ou consultorias. Seu principal objetivo é manter os funcionários informados com conteúdo voltado ao jurídico. Assim, algumas empresas hoje já são referência nesse conceito, sendo importantes portais de notícias jurídicas; como é o caso do Jota e do Conjur

5) Rede de Profissionais

Essas são empresas que se utilizam de ferramentas tecnológicas para ajudar na prospecção de clientes. Assim, são  basicamente sites e redes de conexão que envolvem profissionais do Direito, proporcionando conhecimento jurídico e permitindo que advogados sejam reconhecidos por mais pessoas e empresas, ao redor do país. 

Assim, funcionam como sites de pesquisa para consultar o trabalho de pessoas no ramo, trazendo também informação jurídica. O exemplo mais conhecido hoje no Brasil é a JusBrasil, mas há também outras lawtechs que estão crescendo com suas soluções.

6) Inteligência Artificial

As empresas lawtech que trabalham com inteligência artificial procuram investir em soluções tecnológicas para a rotina nos tribunais e poder público, o que envolve dados de processos e jurisprudência. Ou seja, desenvolvem sistemas capazes de tomar decisões automatizadas, sem a interferência humana. Alguns exemplos são a LegalLabs e a Evojus

7) Regtech

Lawtechs que visam a resolver problemas que surgem com a necessidade da regulamentação. Para isso, fornecem soluções tecnológicas que facilitam o controle e monitoramento legislativo. Um exemplo é o SigaLei.

8) Resolução de conflitos online

A princípio, essas são as empresas que atuam na resolução de conflitos online são aquelas legaltechs que buscam soluções alternativas ao processo judicial. Ou seja, procuram conter conflitos entre pessoas ou empresas por meio da mediação e negociação, evitando que os casos precisem ser levados à Justiça. Uma legaltech que faz isso hoje é a Sem Processo, além da Acordo Fechado e Melhor Acordo.

9) Taxtech

Lawtechs desse tipo trabalham basicamente com questões tributárias. Elas servem para informar a quantidade de impostos a mais que a sua empresa está pagando, sendo uma fonte de consulta à tributação. Com isso, auxiliam no controle financeiro e conhecimento acerca de números que podem ser úteis à sua administração. É o que faz a Busca Legal, além da Taxtech e outras empresas no ramo. 

10) Extração e Monitoramento de Dados Públicos

São lawtechs com foco no monitoramento dos dados públicos que estão disponíveis para consulta online. Assim, buscam reunir essas informações e apresentá-las aos juristas, otimizando sua gestão. No Brasil, um exemplo disso é a BipBop, que funciona dessa maneira, atualizando as informações automaticamente.

11) Gestão jurídica

Lawtechs e legaltechs focados na gestão jurídica usam mão de ferramentas automatizadas para ajudar na administração e gestão da rotina de escritórios e departamentos jurídicos. O principal intuito desse tipo de empresa é otimizar a gestão do tempo e também a questão financeira de quem conta com essas soluções. No Brasil, um dos maiores exemplos é a SAJ ADV, que é um software especializado na gestão jurídica.

Conclusão

Concluindo, podemos perceber que os principais objetivos das lawtechs e legaltechs são proporcionar uma gestão otimizada, economizando tempo e tornando decisões mais assertivas e adequadas ao mercado jurídico. 

Já pensou em implementar um desses softwares na sua gestão? A inovação é uma das chaves para o sucesso dentro da advocacia hoje, não se esqueça! 

Separamos também um artigo que escrevemos sobre o que é a gestão ágil e como implementá-la no departamento jurídico. Restou alguma dúvida? Então, deixe para nós aqui nos comentários. Até a próxima!