Como anda a jurimetria no seu departamento jurídico?

Está se perguntando como anda a Jurimetria no seu Departamento Jurídico? Veja 3 requisitos para te ajudar a entender essa situação

A jurimetria é uma disciplina cada vez mais presente em escritórios e departamentos jurídicos. Mas, como analisar se ela está realmente presente no dia a dia do seu departamento?

Ao lado da dúvida sobre o que é jurimetria, questões sobre como analisar o andamento dessa disciplina em escritórios e departamentos são as que mais aparecem em conversas, fóruns ou eventos sobre o tema.

Ao longo desse conteúdo, verá alguns requisitos para analisar o andamento da jurimetria em seu departamento. Veja que esses requisitos passam por:

  • Uso de softwares jurídicos;
  • Utilização de dados;
  • Eliminação de processos burocráticos.

Como analisar a jurimetria no seu departamento jurídico?

De uma forma geral, podemos dizer que a jurimetria está baseada na utilização de tecnologia para facilitar o dia a dia de todos os profissionais envolvidos na rotina de um departamento jurídico.

Gerar maior taxa de acertos, aumento da produtividade e possibilitar que decisões sejam mais embasadas são as grandes vantagens da utilização da jurimetria nas atividades diárias. Dessa forma, se o objetivo é analisar como anda essa disciplina no departamento, podemos destacar os seguintes pontos:

Uso de softwares jurídicos

O uso de softwares para advogados já é uma realidade em muitos escritórios do país. A utilização de tecnologia para contribuir com decisões e processos rotineiros é uma tendência que agrada todo o mercado.

Sabemos que a jurimetria é uma disciplina que permite a compreensão de padrões, utilizando dados para identificar decisões de juízes, desdobramento de causas ou mesmo cálculo de ações. E para a compreensão desses dados é preciso utilizar um software.

Diante disso, o primeiro quesito para analisar como anda a jurimetria em seu departamento jurídico é a utilização de softwares. Se o seu escritório já possui essa característica inovadora e utiliza ferramentas para auxiliar em processos, provavelmente, está um passo à frente quanto à utilização dessa disciplina.

Utilização de dados para tomada de decisões

Falamos em dados no capítulo anterior, mas, é preciso destacar que essa também é uma forma de analisar a jurimetria em seu departamento jurídico.

Legal Analytics esse é o termo que utilizamos para definir o grupo de tecnologias que permite aos departamentos a utilização de dados como base para análises jurídicas. Na prática, com a ajuda de alguma ferramenta, é possível compilar dados e definir padrões para auxiliar em processos, ações e rotinas de todo escritório.

A utilização de dados não é mistério para ninguém hoje em dia. São poucos, ou raros, setores que não utilizam essa estratégia para contar com maior precisão em processos.

Com relação ao departamento jurídico, as maiores vantagens da utilização de dados estão no aumento de produtividade, redução de margens de erros e criação de estratégias mais eficazes.

Portanto, se o seu departamento ainda não conta com dados para essas decisões, é um sinal que a jurimetria não está caminhando bem.

Eliminação de processos burocráticos.

Uma das principais características da jurimetria é permitir que a rotina de um departamento jurídico seja menos burocrática e mais dinâmica e produtiva.

Dessa forma, se você ainda vê processos burocráticos acontecendo de forma sistemática, é um alerta quando à jurimetria.

Sobre esse requisito, é necessário dizer que um dos pilares do Direito 4.0 é a utilização da tecnologia para inovar e eliminar o excesso de burocracia em processos e rotinas de escritórios e departamentos jurídicos.

Alguns bons exemplos dessa inovação nesse contexto são:

  • Utilização da nuvem para salvar arquivos: não é preciso mais correr risco de perda de arquivos e dados devido ao ambiente em que estão armazenados. A nuvem agiliza o processo, tanto na ação de salvar um documento, quanto na procura de alguma informação.
  • Processos eletrônicos: utilização de ferramentas para resolver conflitos online, e realizar a gestão do time permite agilidade e organização de tarefas.

Portanto, esses são os 3 requisitos básicos para você analisar como anda a jurimetria em seu departamento jurídico.

Para finalizar, vale a pena ressaltar que essa disciplina é considerada o futuro do setor. Utilizar inteligência artificial, dados e tecnologia é o que vai permitir que seu departamento alcance um novo patamar e aproveite todo o potencial que possui.

Quer começar a contar a jurimetria em seu departamento? Saiba quais ferramentas utilizar para aumentar a produtividade no home office e continuar melhorando a sua gestão no setor jurídico.