Como iniciar a inovação no seu departamento jurídico

A busca pela inovação no departamento jurídico já é uma realidade nas grandes empresas. Por isso, se faz necessário refletir sobre o rompimento com velhos moldes, que guiaram o profissional do Direito por tanto tempo, e não ter medo de arriscar com novas soluções.

Sabemos que, por muito tempo, não havia preocupação em implementar qualquer tipo de inovação no departamento jurídico das empresas. Porém, o estigma de profissão rígida e conservadora abandona o Direito dia após dia, e as grandes corporações já perceberam que é preciso agir preventivamente, não apenas quando o processo cai no colo de seus advogados. 

Devido à necessidade de acompanhar as soluções tecnológicas que o mundo incorpora, departamentos jurídicos hoje já buscam otimizar as suas tarefas por meio da tecnologia. Ou, ainda, por meio de reformulações nos moldes antigamente impostos dentro da Advocacia. 

Mas, você sabe como não ficar para trás nessa empreitada? É o que vamos discutir hoje em nossa conversa sobre como iniciar a inovação no seu departamento jurídico. 

Como implementar a inovação jurídica

Saia do convencional. Implementar a inovação jurídica na sua empresa precisa ser um objetivo guiado pela necessidade de fazer diferente, e parar de se contentar com o medo de arriscar, você sabia? 

Não tenha medo de errar

O medo de errar está diretamente ligado aos padrões estabelecidos durante os anos dentro da profissão, que sempre foi vista como altamente corporativa e formal. Então, o primeiro passo para mudar essa realidade é mudar também a sua própria mentalidade. 

Comece a enxergar os novos tempos como uma possibilidade de se destacar perante a diretoria e os seus colaboradores! Não há nada pior que ficar estagnado e não conseguir ver que a realidade do mundo hoje é outra, então transmita também essa nova cultura para os seus funcionários.

Esse é o primeiro passo para iniciar a inovação no seu departamento jurídico. Mas, para aprender com os erros e gerar melhores resultados, é preciso também manter critérios de avaliação e medir o desempenho. Continue conosco! 

Comece a medir o desempenho do setor jurídico

É muito comum dentro de departamentos guiar-se somente pelo número de casos ganhos. Esse é um erro tremendo pois, além de ser um indicador de desempenho subjetivo, você e sua equipe perdem insights importantes que estão escondidos nos erros e acertos ao longo do tempo.

Então, inclua métricas na sua rotina de trabalho. O uso de dados, que surgiu com o big data e o Legal Analytics, é uma das maneiras mais utilizadas hoje em dia para estar a par dos acontecimentos dentro de uma empresa. 

Isto é, a coleta e análise de dados em documentos e processos anteriores pode ajudar a não cometer o mesmo erro duas vezes, podendo alavancar a sua estratégia futura. Para isso, você vai precisar do auxílio de algumas ferramentas jurídicas para te guiar com agilidade e mais precisão.

Use ferramentas jurídicas para otimizar resultados

Organizar e lidar com todas as demandas de forma manual também está ficando no passado. Isso porque hoje já existem no mercado diversos softwares jurídicos como o Data Juri, e a inteligência artificial no Direito já se faz muito presente, trazendo novos insights e soluções. Por que não investir nesses novos modelos também no seu departamento? 

Para estar na linha de frente e administrar o cotidiano do seu setor, contar com o auxílio de mecanismos que facilitam essa gestão é uma das chaves para o sucesso. Pense que você precisa armazenar pilhas e pilhas de dados e essa atividade ocupa boa parte do seu dia de trabalho. Péssimo, não é? 

Para evitar esse desperdício de esforços, iniciar uma transformação digital no seu departamento é o segredo para focar no que realmente importa. Leia nosso post sobre o assunto e entenda mais! 

Interaja além do departamento jurídico

Se você tem a intenção de provar valor ao resto da empresa e mostrar que as suas preocupações são válidas, é preciso tomar as rédeas da situação. Não trabalhar para que haja uma interação maior entre a sua equipe e o trabalho de outros setores é um erro que muitos gestores ainda cometem. 

Você deve, além de implementar a cultura da inovação dentro do jurídico, levá-la a outros pontos importantes dentro da organização. Por que não auxiliar o colega ao lado com os seus conhecimentos, por exemplo? Chegou a hora de mostrar que o setor jurídico age de forma preventiva e tem como objetivo agregar valor à empresa, e que não é mais aquela estrutura formal e reclusa que conhecíamos antes.

Assim, a interação é mais do que necessária pois, além de contribuir para um ambiente de trabalho mais leve, prova o valor da sua liderança e do seu trabalho de forma dinâmica. 

Envolva a diretoria nas suas soluções

Se você vai pensar além da caixa, garanta que a diretoria saiba disso. Ao longo do processo de inovação do seu departamento jurídico, procure sempre envolver os responsáveis na sua estratégia, para assim poder mostrar a sua evolução.

Quem não quer provar que é possível reduzir gastos e agilizar os processos no jurídico, não é mesmo? Apostamos que você também procura por isso. Então, não deixe de informar a diretoria da sua empresa em relação às medidas que estão sendo tomadas, e o porquê disso. 

No final, quando os esforços gerarem resultados surpreendentes, você com certeza terá provado a sua importância dentro da organização, e sua falta começará enfim a ser sentida.

Benefícios da inovação no seu departamento jurídico

Como você já pôde perceber, há muitos benefícios em implementar uma cultura de inovação no seu departamento jurídico. 

Com a perda do velho medo de arriscar, por exemplo, você abre um mundo de possibilidades, influenciando de forma positiva na sua gestão. Isso porque quem nunca errou nunca tentou algo novo, não é mesmo? Então, comece a arriscar e perceba como novas soluções podem ser a resposta para alguns problemas que persistem em aparecer no seu cotidiano. 

Medindo o seu desempenho pelo uso de ferramentas jurídicas, você também consegue enxergar erros comuns, que atrapalham os resultados do seu setor e da empresa. Com eles, você pode explorar novos métodos e garantir que as coisas dêem certo da próxima vez.

Além disso, a interação com outras partes da organização rende frutos além do seu desempenho, à medida que te faz necessário em outros aspectos da empresa. Fazendo, assim, que o seu trabalho não se perca em meio a tudo o que está acontecendo lá dentro, sobretudo aos olhos da diretoria. Incrível, não é?

Conclusão

Esperamos que você considere nossas dicas para começar a inovação dentro do seu departamento jurídico. Garantimos que esses conselhos são muito valiosos, e podem te dar o destaque que você tanto procura dentro da sua empresa.

Além de melhorar a sua administração e otimizar o seu tempo, segui-las pode significar trazer uma nova visão de trabalho e de mundo para todos os envolvidos. Para saber mais também sobre o que são lawtechs e legaltechs, confira agora o nosso conteúdo exclusivo sobre o assunto e aproveite a leitura. Até a próxima!