Como tornar sua equipe de advogados mais engajada

Manter a produtividade do colaborador é um dos principais desafios de um gerente jurídico. Se o seu departamento não funciona de maneira adequada e satisfatória, a organização como um todo sofre as consequências. E é por esse motivo que inovar nas tentativas de tornar sua equipe de advogados mais engajada é essencial.

Para melhorar a performance e gerar resultados positivos, é necessário primeiro investir no desenvolvimento dos advogados. A gestão das pessoas deve estar no centro de todos os seus esforços, pois é o seu modelo que vai orientar as ações dentro do departamento jurídico. Assim, que tal conhecer algumas dicas? 

Ambiente de trabalho saudável

Sem isso, ninguém consegue se motivar a cumprir com prazos e rotinas. Proporcionar um ambiente de trabalho saudável aos colaboradores, onde eles se sintam à vontade para expressar opiniões e sugestões, é imprescindível. Apoiar-se em recursos tecnológicos para oferecer facilidades no cotidiano também é essencial, pois a automatização de processos já é uma realidade no jurídico hoje. 

É praticamente impossível lidar com todas as demandas de forma manual, o que, além de atrasar a produtividade, gera estresse. Assim, para que a saúde do seu colaborador seja uma prioridade, procure sempre saber se há melhorias a serem implementadas. Com essa estratégia, além de condições de trabalho adequadas, será muito mais simples manter seus advogados motivados para mais um dia de trabalho.

Organização é a chave

Todo mundo sabe que, sem organização, uma empresa não apresenta bom funcionamento. As demandas se misturam, os prazos se confundem e os funcionários nunca sabem precisamente o que precisam fazer de fato. Isso se aplica também ao departamento jurídico. 

Dessa forma, saber delegar tarefas e estabelecer rotinas produtivas é um dos pontos principais para alcançar o sucesso. A produtividade está diretamente atrelada a uma rotina organizada e mais previsível, e pode inclusive ser alimentada pelo uso de ferramentas. A tecnologia veio para auxiliar corporações na tomada de decisões e na automatização dos processos, sendo um aliado poderoso.

Por meio de planilhas, sistemas e mecanismos que auxiliem na organização do dia a dia, é muito mais fácil localizar documentos, dados e cumprir com prazos importantes. 

Defina metas a serem cumpridas

Sem motivação, é muito mais desafiador desempenhar um bom trabalho. Dessa maneira, um bom líder deve definir metas a serem cumpridas, bem como os prazos para que demandas sejam completas. Os propósitos devem ser bem definidos para tornar sua equipe de advogados mais engajada, dia após dia, seguindo a política e a cultura organizacional da empresa. 

Assim, é possível melhorar o engajamento e assegurar uma motivação a longo prazo por parte dos colaboradores. 

Forneça feedbacks constantemente

Quando cometemos algum erro dentro da organização, acabamos submetendo outros processos a danos conflituosos. Se um colaborador comete erros, é seu papel como gestor e líder buscar corrigi-los da melhor maneira possível. Além de contribuir para a melhoria na qualidade do trabalho de seu advogado, o feedback tem um gigantesco poder de motivação. 

Se você deseja tornar sua equipe de advogados mais engajada, motivá-los é o mais importante, pois sem essa virtude o funcionamento do negócio tem grandes chances de sofrer consequências negativas. Para provar valor à diretoria e ainda avançar um passo na sua performance jurídica, forneça feedbacks constantemente, sejam positivos ou negativos. 

Mindset: agir preventivamente

Além de tudo que dissemos, temos aqui mais uma dica de ouro para a sua gestão. Sem uma sinergia de pensamentos e atitudes acerca do departamento, os processos e litígios não conseguem se resolver da melhor forma possível. 

Dessa maneira, agir preventivamente para que os problemas surjam com menos frequência é essencial. Não espere que um processo caia no colo do seu advogado para começar as mudanças ou o seu planejamento de ação. Procure estar sempre à frente, seja por se apoiar em ferramentas jurídicas ou em um método próprio de organização efetivo. 

Enfim, essas foram algumas dicas para tornar sua equipe de advogados mais engajada! Com isso, você pode provar o valor do departamento ao restante da empresa, mostrar que os procedimentos adotados são eficientes e economizar tempo para o que realmente é prioridade. Assim, não deixe para agir quando as coisas fugirem do esperado. 

Leia também: O que é Perempção no novo CPC: conheça definição e prazos