A comunicação interna nas empresas: como estimular no seu setor jurídico

Exercer uma boa comunicação interna nas empresas diferencia suas missões e valores atualmente, em um mundo repleto de competitividade. O universo corporativo que você acompanha nas redes sociais certamente investe em estratégias que buscam valorizar o “externo” para atrair clientes e fidelizá-los, principalmente quando se trata do setor jurídico. 

Mas, sob outra perspectiva, desenvolver uma habilidade comunicacional dentro da própria organização é o ponto chave para o sucesso de qualquer negócio. É através dessa virtude que os planos de uma corporação são levados adiante. Nesse sentido, o departamento jurídico se torna muito importante, já que ocupa um espaço de grande responsabilidade na tomada de decisões corporativas.

Para entender como o seu departamento jurídico pode dialogar entre si de forma mais ampla e alcançar esse objetivo, entenda mais aqui conosco!

O que é comunicação interna e como estimular o setor jurídico?

A comunicação interna nas empresas diz respeito principalmente ao modo como os colaboradores dialogam entre si. Exercer essa habilidade possibilita que os valores, missões e princípios da organização estejam bem alinhados sempre, contribuindo para bons resultados e uma sinergia na resolução de conflitos.

Se o seu departamento jurídico não dialoga com as outras áreas da organização, por exemplo, de que forma as expectativas são alinhadas? Além dessa necessidade, é preciso encontrar formas de explorar a comunicação interna nas empresas para integrar a sua gestão aos demais setores. 

Afinal, o jurídico diz respeito a muitas outras áreas, como a contabilidade e vendas. Então, evite ao máximo assumir que o seu time trabalha isoladamente; é necessário que haja essa integração com os demais setores.

Mais do que nunca, é preciso enxergar além, priorizar uma cultura organizacional integrada e que auxilie o seu departamento a atingir metas de forma produtiva. 

Por que a comunicação interna deve ser uma prioridade

Como já falamos, a comunicação interna nas empresas é imprescindível para tornar o seu departamento estratégico. Alinhados os valores, clima organizacional e objetivos do seu negócio, lidar com prazos e situações conflituosas se torna uma tarefa muito mais fluida. Sem isso, é impossível encontrar o ritmo necessário para lidar com o cotidiano do departamento, enquanto o seu principal desafio é desafogar o setor.

Na realidade, todos os empreendimentos deveriam estar buscando essa mudança. Um estudo da Queens University of Charlotte mostra que 3 em 4 empregadores consideram o trabalho em equipe uma parte fundamental do negócio. Mas, quando observamos de perto, vemos que isso quase nunca é estimulado adequadamente.

A qualidade dos serviços é a principal prejudicada nessa brecha. Perder um único litígio por conta de falhas na comunicação interna pode ferir o bem-estar da sua organização como um todo, o que nos faz retornar à necessidade de estimular essa virtude diariamente. Então, vamos ver abaixo algumas das principais vantagens de investir na comunicação interna nas empresas e por que você deve priorizá-la.

As vantagens de desenvolver a comunicação interna 

Em geral, os benefícios de implementar uma boa comunicação interna nas empresas é nítido. Mas, falando especificamente sobre o seu departamento jurídico, separamos alguns motivos que podem impactar a sua decisão.

1) O gestor consegue manejar a comunicação organizacional

A comunicação organizacional é uma peça fundamental para o sucesso do negócio, sobretudo no departamento jurídico. Isso porque são inúmeros processos diários e demandas que requerem agilidade, além de serem suscetíveis a erros quando não administradas corretamente. Por esse motivo, manter uma boa comunicação interna nas empresas ajuda a alinhar expectativas a todo momento, integrando a sua equipe de advogados e impulsionando o pleno exercício da profissão.

O gestor que deseja alcançar essa estabilidade precisa ter algumas estratégias cotidianas em mente. Por exemplo, que tal estabelecer reuniões periódicas com os seus advogados a cada semana, no mesmo horário? Com isso, os colaboradores podem se preparar da melhor forma possível para lidar com qualquer demanda ou situação. Consequentemente, existirá um trabalho bem feito e sem falhas de comunicação.

2) Mobiliza os seus advogados a um aumento de produtividade

Uma vez que a comunicação interna nas empresas ajuda a definir melhor os valores e missões da organização, essa medida com certeza influenciará positivamente a produtividade do departamento. Afinal, uma gestão bem estruturada e ambiente de trabalho harmônico são fatores que impulsionam bons resultados e ótima performance! 

Dessa maneira, estimular a comunicação interna no seu setor jurídico é uma das fontes de produtividade para a sua equipe. 

3) Atualizar a visão tradicional sobre o exercício da profissão

Uma boa comunicação interna também diz respeito a se adaptar às inovações do mercado jurídico. Uma vez que tais inovações afetam o exercício da profissão em qualquer lugar, é importante que a sua gestão transmita esses ensinamentos. Auxiliar a sua equipe nessa “migração” de visão de mundo é um dos seus papéis como líder e gestor, o que significa que você precisa estar antenado o tempo inteiro através de sites, blogs jurídicos e afins. 

4) Atuar estrategicamente e de forma integrada

Outro benefício da comunicação interna nas empresas é a chance de integrar os demais setores à realidade do seu departamento. Muitas tecnologias, como os softwares para advogados, auxiliam você nessa integração, disponibilizando informações do setor para outras áreas que dependem da sua gestão. Dessa forma, é possível contar com o mindset de outros profissionais, por exemplo da contabilidade, que podem caminhar junto à sua equipe de modo estratégico e visando a ótimos resultados.

Boas práticas para estimular a comunicação interna

Agora que você já viu as vantagens, confira o que você pode fazer para melhorar a comunicação interna do seu departamento.

Conte com o envolvimento da diretoria

Ter o apoio e o envolvimento da sua diretoria é uma etapa essencial para o desenvolvimento de uma boa comunicação interna. Assim, mantenha relações transparentes e forneça informações sobre o andamento do cotidiano jurídico sempre que possível. 

Cultive a cultura do feedback

Essa aqui é mais do que importante! Seja em relação aos seus advogados ou outras equipes que porventura dependam dos seus comentários, é essencial fornecer feedbacks. Dessa forma, é possível identificar falhas desde o princípio e melhorar a partir de críticas construtivas.

Utilize a tecnologia ao seu favor

Como já dissemos, os softwares jurídicos podem ajudar a implementar a comunicação interna nas empresas de forma automatizada. Porém, existem inúmeras tecnologias e ferramentas que podem otimizar o cotidiano e auxiliar uma comunicação mais fluida, como é o caso do Google Hangouts, chats, planejadores de tarefas como o Trello etc.

Tenha missões bem estabelecidas

Essa talvez seja a chave para o sucesso da sua comunicação interna. Quando sua equipe tem metas e os valores da organização estão presentes em todos os membros, é muito mais simples atingir resultados positivos. Por isso, adapte o seu advogado desde o processo seletivo para que todo o seu trabalho seja voltado a essa finalidade. 

Esperamos que você aproveite essas dicas sobre a comunicação interna nas empresas e otimize o seu cotidiano jurídico exponencialmente. Até a próxima e não deixe de conferir mais sobre “Por que terceirizar serviços jurídicos no seu departamento”.