Departamento jurídico terceirizado ou interno?

Está na dúvida entre contar com o departamento jurídico terceirizado ou interno? Se você está colocando na ponta do lápis as vantagens e desvantagens de cada opção, neste conteúdo você encontrará informações importantes para realizar a melhor escolha para sua empresa. 

Antes de qualquer coisa, é necessário dizer que essa questão é muito relevante e pertinente para o cenário atual dos negócios. Por esse motivo, a terceirização de áreas é um dos grandes debates e assunto em conversa de gestores ou mesmo em consultorias. 

Com isso em mente, ao longo desse artigo você vai encontrar as seguintes informações:

  • O que é um departamento jurídico terceirizado;
  • Vantagens de um departamento jurídico terceirizado;
  • Qual o melhor momento para terceirizar o departamento jurídico;
  • Como terceirizar o departamento jurídico em sua empresa. 

O que é um departamento jurídico terceirizado?

De uma forma bem direta, a terceirização do departamento jurídico pode ser entendida como a contratação de um escritório de advocacia ou consultoria jurídica para execução de atividades jurídicas da sua empresa. 

Olhando para o atual cenário dos negócios, a terceirização de setores pode ser considerada uma tendência global. Com a disseminação da ideia e com os bons resultados apresentados por empresas que contam com um departamento jurídico terceirizado, essa ideia começa a fazer parte de setores jurídicos. Porém, em outras áreas, já é algo comum. 

Para termos uma ideia, o conceito de Outsourcing de TI é uma das práticas mais adotadas por empresas de tecnologias. Afinal, nesse mercado, a ideia de foco em redução de gastos e aumento da produtividade já está mais presente. 

Vantagens do departamento jurídico terceirizado?

Agora que o conceito da terceirização do departamento jurídico foi esclarecido, vamos às 3 principais vantagens dessa prática. 

Economia: se colocarmos na ponta do lápis, o valor necessário para manter um departamento jurídico interno com a mesma capacidade de um terceirizado é muito superior.  Além de todas as demandas trabalhistas, há gastos com desenvolvimento, gestão e burocracias que não existem quando você conta com um departamento jurídico terceirizado. 

Aumento da produtividade: ao contratar um departamento jurídico terceirizado você passa a contar com um grupo de profissionais competentes e preparados para executar tarefas rotineiras de uma forma mais rápida e produtiva. Dessa forma, a tendência é que seus processos sejam mais rápidos e menos suscetíveis a erros e interferências internas.

Uso de tecnologia: atualmente, a terceirização do departamento jurídico está muito relacionada ao uso de tecnologia de ponta. Dessa forma, se o seu objetivo é contar com um setor mais inovador e tecnológico, a terceirização permite que você tenha profissionais já adaptados a esses processos e rotinas. 

Essas são as 3 principais vantagens. No entanto, se você deseja saber mais, confira o conteúdo com os 5 benefícios da terceirização de processos para o seu jurídico

Depois de entendermos essas vantagens, a pergunta que surge é: qual é o momento ideal para terceirizar o departamento jurídico da minha empresa. A seguir, vamos apresentar detalhes sobre esse momento. 

Quando terceirizar o departamento jurídico?

De um tempo pra cá, esse processo de terceirização está associado ao momento complicado de muitos negócios. Mesmo que a terceirização do departamento jurídico em tempos de crise seja um dos fatores, não é somente esse o sinal para você realizar essa transição. 

Um dos outros sinais sobre o momento da terceirização é justamente quando o negócio começa a crescer e demandar processos jurídicos mais complexos. 

Sabemos que a rotina de um gestor jurídico é complexa e repleta de processos. Empresas demandam desse profissional o acompanhamento constante do negócio, a gestão de riscos e, muitas vezes, um trabalho minucioso de controladoria.  

Dessa forma, contar com um departamento jurídico terceirizado é uma forma de reduzir a carga dos profissionais internos da sua empresa e, principalmente, permitir que eles estejam focados em atividades mais estratégicas do negócio. Dessa forma, as atividades jurídicas mais distantes, são executadas por profissionais externos, mas com capacidade de focar completamente em tais questões. 

Como escolher um Departamento jurídico terceirizado?

Sem rodeios, a grande questão aqui é ter certeza de contar com um departamento jurídico terceirizado eficiente, profissional, experiente e, sobretudo, confiável. 

As atividades jurídicas de uma empresa são repletas de dados e informações essenciais do negócio, por isso, é preciso ter certeza que esses processos estão nas mãos corretas.

Contar com um departamento jurídico terceirizado que tenha o respaldo de um escritório renomado, é ter a certeza de contar com todas as vantagens e evitar dores de cabeça.  

Por isso, se você está buscando por uma parceria que gere ótimos resultados, não deixe de explorar nosso site. E entre em contato conosco para mais informações!