Compliance jurídico: o que é, e quais os benefícios de se aplicar

O compliance jurídico pode ser definido basicamente como um conjunto de ações e medidas tomadas para ajudar no planejamento eficiente de uma empresa, evitando por exemplo o vazamento de dados, a perda de processos e a geração de multas.

Se por um lado a tecnologia faz parte de nossas vidas e facilita o dia a dia das empresas, por outro, é preciso tomar medidas para que os dados profissionais e sigilosos também sejam mantidos seguros. Vamos falar mais sobre isso neste artigo!

Compliance significado: entenda o que ele pode fazer no setor jurídico

O advogado que trabalha com compliance jurídico precisa alinhar a conduta da empresa corretamente diante das leis, da ética, normas e demais exigências do mercado. 

Essas práticas legais do compliance não devem ser aplicadas apenas no setor jurídico. Mas também em todos os setores da empresa, fazendo com que todos eles estejam trabalhando conforme as normas exigidas.

Por que eu preciso aplicar o compliance jurídico em minha empresa? 

Porque essa é a forma mais fácil de gerir todos os setores de sua empresa, garantindo que tudo andará conforme o planejado e claro, dentro das leis. Vamos conferir os principais benefícios oriundos do compliance:

1. Garantir a eficiência das operações 

No momento em que as empresas escolhem seguir os padrões e as práticas voltadas para o cumprimento da lei, de suas normas e exigências, as operações dos setores da organização se tornarão muito mais eficientes – e isso significa clientes mais satisfeitos também!

2. Produtividade 

Pode ser aplicada aos colaboradores da empresa, que se sentem muito mais seguros e motivados a trabalharem em um lugar onde são cumpridas todas as normas e leis corretamente, gerando mais produtividade.

3. Competitividade

Quando uma empresa segue os padrões do compliance jurídico corretamente, ela ganha uma enorme vantagem em relação à concorrência, gerando uma competitividade saudável. 

4. Segurança no âmbito jurídico

Tudo o que as empresas mais precisam é de um setor jurídico organizado e eficiente, em que os clientes possam confiar seus dados e negócios.

5. Custos reduzidos

Com todos os setores da empresa funcionando corretamente, naturalmente os custos com multas processuais e demandas judiciais serão reduzidos.

6. Construindo a reputação da empresa no mercado

Essa característica é a consolidação das práticas feitas anteriormente na empresa. Pois quando os setores estão trabalhando de forma otimizada e padronizada, a empresa será muito bem vista no mercado, alcançando uma boa reputação diante dos clientes.

Quais os tipos mais comuns de compliance jurídico?

Agora que os benefícios do compliance jurídico foram listados, é hora de sabermos quais são os principais tipos de compliance:

Compliance Empresarial

É aquele que trabalha com os controles internos e externos de uma organização. Por exemplo, na atualização das leis, análise do ambiente empresarial, verificando se há dificuldades ou problemas que impeçam o bom funcionamento dos setores.

Compliance trabalhista

Garante que os direitos e deveres dos colaboradores sejam preservados, incluindo as condições de trabalho e as relações interpessoais, evitando assim que multas ou penalidades trabalhistas sejam aplicadas na empresa.

Compliance tributário

Os profissionais responsáveis por esse quesito devem estar atentos às leis tributárias e normas legais, evitando que elas sejam violadas e gerem multas ou processos. 

Compliance GDPR e LGPD Compliance

A sigla GDPR que significa em português: regulamento de proteção de dados europeu, prevê que os dados acessados no âmbito online sejam protegidos. E é exatamente isso que o profissional de compliance deve fazer, especializando-se em proteção de dados dentro da lei. 

Já o LGPD significa: Lei Geral de Proteção de Dados, garantindo que as leis que protegem os dados sigilosos sejam cumpridas, evitando a quebra ou a divulgação indevida das informações de empresas. 

Todos os critérios que envolvem essa proteção de dados são extremamente importantes principalmente para os donos da empresa. Isso porque poderão estar a par de todas as informações armazenadas nos arquivos, até mesmo quando eles não forem encontrados rapidamente, será possível rastreá-los.  

Entenda o que é a LGPD clicando aqui e a sua importância para o setor jurídico da empresa, usufruindo assim de todos os benefícios que ela pode trazer, afinal de contas o compliance jurídico é um setor que continuará a crescer nos próximos anos!