O que é Direito 4.0 e como ele te ajuda a inovar

Surgimento de softwares jurídicos, processos eletrônicos e aplicativos que facilitam a vida de todo e qualquer advogado. Esses são apenas alguns dos benefícios advindos do Direito 4.0, que veio como um reflexo da Quarta Revolução Industrial e está presente hoje no universo das leis. 

Nesse sentido, muito se fala sobre recursos como a inteligência artificial, que modificam a maneira como as empresas se relacionam com o mundo e os dilemas enfrentados lá fora. Mas você sabe como esses mecanismos podem te ajudar a inovar dentro da organização?

Aqui, te explicamos o que é o Direito 4.0, como ele te ajuda a inovar e por que implementá-lo nas suas estratégias dentro da Advocacia. Acompanhe.

O que é Direito 4.0

Que muita gente tem uma ideia pré-formulada sobre o Direito todos nós já sabemos, não é verdade? As pessoas tendem a enxergá-lo como uma profissão estagnada em velhos moldes e que segue métodos tradicionais até os dias de hoje. Porém, o Direito 4.0 surge para quebrar esse tipo de estigma, mostrando que existe um mundo novo dentro dos procedimentos jurídicos pelos quais um advogado é responsável. 

O Direito 4.0, ou Advocacia 4.0, é uma nova fase da profissão, em que a tecnologia e suas diversas vertentes vêm aumentando o poder de inovação dentro do mercado. O que antes era tratado por meio de planilhas e papéis hoje é realizado através de softwares jurídicos, aplicativos e processos eletrônicos diferentes. Assim, uma gestão otimizada e mais ágil é uma das principais consequências da sua implementação.

Mas o que muda?

Você deve estar se perguntando: ok, mas o que o Direito 4.0 muda efetivamente no meu dia a dia? 

Com foco nas melhores soluções e uma agilidade que antes não existia, essa modalidade do Direito visa a utilizar a tão aclamada Inteligência Artificial. Assim, a análise de dados é um dos setores que mais apreende benefícios, sendo que ferramentas inovadoras impactam diretamente no serviço oferecido. Além disso, atuam de forma positiva no gerenciamento de cada processo recebido. 

Essa busca se dá também pela necessidade de se adequar ao mercado, que se renova dia após dia, além de otimizar a gestão da estratégia e dos serviços. Nesse sentido, a eliminação de processos burocráticos é uma das principais vantagens ao gestor que se utiliza das oportunidades geradas pelo Direito 4.0. 

A possibilidade de assinar documentos com validade jurídica pelo uso de um dispositivo eletrônico é uma das variações do que esse modelo pode trazer de benefício ao dia a dia dos advogados, por exemplo.

Como o Direito 4.0 te ajuda a inovar 

Talvez você ainda não saiba disso, mas é preciso ressaltar uma questão fundamental! Se você acredita que pode adiar a inovação da sua forma de trabalho dentro da advocacia, está enganado. Afinal, o grande número de demandas e a necessidade de cuidar dos processos da melhor maneira possível é um fato. Por isso, não basta mais possuir um computador e utilizar softwares ultrapassados para dar conta do serviço.

O Direito 4.0 é uma realidade, e embora você possa estar um pouco atrasado em perceber a sua importância, nunca é tarde para começar. É preciso, mais do que nunca, manter constante a busca pela evolução tecnológica.

A Jurimetria, por exemplo, é um dos benefícios da Advocacia 4.0 para o seu setor jurídico. À medida que ela tem o papel de levar a um resultado jurídico confiável e completo, traz melhores resultados e otimiza a tarefa dos advogados, que contam com softwares jurídicos que agilizam e prevêem resultados. 

Com o Direito 4.0, você pode então otimizar o volume de tarefas que não exige a especialização jurídica. Podendo, também, focar o tempo nas atividades que exigem maior atenção e que tenham relevância maior para você e sua organização. 

Vantagens de ser um advogado 4.0

Listamos aqui os benefícios da Advocacia 4.0. Já citamos alguns, mas decidimos deixar tudo registrado para que você perceba o impacto para novos insights e a agilidade de performance dentro da advocacia.

  • Analisar dados para melhores decisões e diminuição de custos;
  • Utilizar ferramentas para resolver conflitos online;
  • Prestar serviços jurídicos e precificar os honorários de forma inovadora;
  • Melhorar a gestão interna do departamento jurídico;
  • Extrair e monitorar dados públicos com mais facilidade e velocidade;
  • Melhorar a organização das tarefas diárias;
  • Ganhar tempo para gerir o departamento de forma estratégica.

Concluindo

Agora que você já conheceu a importância desse novo modo de enxergar o mundo, não apenas dentro da advocacia, é hora de começar a implementá-lo de forma consistente. Sabemos que a insegurança faz parte do processo, mas ser diferente e melhor é necessário para que os seus maiores objetivos saiam do papel e se tornem reais.

Contratar um escritório de advocacia terceirizado pode ser uma boa maneira para a implementação do Direito 4.0 nas suas demandas. Por isso, confira aqui o nosso conteúdo em que tratamos sobre os benefícios da terceirização de processos para o seu jurídico e estude as suas possibilidades. E lembre-se: sem medo de inovar!