O que é jurimetria e qual o seu impacto na rotina jurídica

A jurimetria é, basicamente, a Estatística aplicada ao Direito. Ela engloba simultaneamente elementos de ambas as profissões, e está diretamente atrelada às novas tecnologias que hoje se popularizam na Advocacia.

 

Foi-se o tempo em que advogados utilizavam fichas em papel para administrar o cotidiano jurídico. Hoje, ferramentas e ciências cada vez mais tecnológicas aparecem para facilitar o dia a dia do profissional do Direito; foi assim que surgiu a Jurimetria. 

Diante disso, é necessário conhecer a importância dessa ciência para a rotina jurídica, e como softwares jurídicos podem te auxiliar na aplicação da jurimetria. Você ainda não conhece esse termo ou quer descobrir mais sobre os seus impactos? Vamos entender um pouco mais sobre o assunto neste artigo.

O que é jurimetria

A jurimetria é, basicamente, a Estatística aplicada ao Direito. Ela engloba simultaneamente elementos de ambas as profissões, e está diretamente atrelada às novas tecnologias que hoje se popularizam na Advocacia.

Diante disso, podemos dizer que a jurimetria é uma disciplina que utiliza bases estatísticas para compreender decisões, tendências, posicionamentos e até mesmo fatos que ocorrem repetidamente no Direito. O intuito do advogado que usa essa ciência é, atuando por meio de dados concretos, chegar à conclusões mais assertivas e rápidas a respeito de determinado caso. 

Mais precisamente, a jurimetria busca compreender por meio da estatística os padrões por trás do comportamento de um juiz, ou prever com mais segurança os desdobramentos de uma causa. Com esse entendimento, portanto, ele pode traçar cenários hipotéticos e tomar decisões mais estratégicas.

Como a jurimetria funciona na prática

A jurimetria, como já apontamos, é uma ciência que se baseia na análise de dados estatísticos. Para explorá-la na prática, você vai precisar do auxílio de uma ferramenta baseada na política Legal Analytics, como um software jurídico. Mas vamos falar disso mais adiante.

Por meio do cruzamento de dados sistematizados, a jurimetria proporciona insights derivados de uma análise profunda acerca de determinado tema dentro do Direito. Com ela, é possível notar tendências na atuação de magistrados de um tribunal, por exemplo. A partir do compilado de dados que é analisado, você pode prever quais resultados um processo terá, qual quantia em média o departamento precisará destinar a determinada causa perdida, quais abordagens utilizar, etc. 

Também é possível analisar e comparar dados próprios e dados públicos, além de detectar exceções que já existiram. Dando, assim, mais segurança para ações processuais futuras ao advogado encarregado.

Impactos da Jurimetria na rotina jurídica

A princípio, vamos estabelecer que utilizar a jurimetria para otimizar o entendimento sobre determinado tema de um processo está se tornando muito usual. No departamento jurídico, assim como em escritórios, as novas tecnologias já atuam com base nos dados e na matemática, ciências exatas, para acompanhar com mais precisão os padrões da Advocacia. 

A jurimetria se beneficiou, sobretudo, dos avanços da tecnologia do século XXI. É a partir dessa tecnologia que hoje o Direito toma novos rumos, desligando-se dos moldes obsoletos e rígidos usados anteriormente. Não é mais preciso perder tempo com planilhas e comparações amplas para conhecer padrões. Hoje, você tem essas informações facilmente por meio da utilização dos softwares jurídicos, por exemplo, o departamento consegue ter mais segurança e uma atuação mais assertiva. Isso porque, ao conhecer o comportamento do juiz de determinada comarca, os advogados envolvidos constroem sua estratégia processual em torno de um conhecimento prévio do que pode acontecer. 

Ou, ainda, é possível saber os resultados mais prováveis para determinado litígio; de qualquer maneira, utilizando a jurimetria um advogado perde menos tempo com estudos dispersos e consegue focar nas chaves para sua estratégia. Agindo, então, de acordo com o que foi reunido a partir dos dados.

Benefícios para o departamento jurídico

tecnologia na jurimetria

Resumindo, a Jurimetria amplia a visão do profissional de Direito e oferece insights para visões mais reais, focadas em resultados. Conforme a tecnologia avança, a jurimetria se beneficia à medida que o acesso às estatísticas se torna menos burocrático e mais recorrente dentro dos departamentos, tornando a rotina jurídica, então, mais dinâmica e produtiva. 

Para quem deseja elevar o patamar do departamento jurídico que gere, já passou da hora de considerar a disciplina da jurimetria. Afinal, se você e seu time conseguem identificar as dinâmicas de um caso e sua raiz principal, as decisões tomadas a longo prazo tornam-se também muito mais assertivas. 

Se não houver investimento em tecnologia, visão estratégica e dinamicidade, o setor jurídico não vai para frente. E então, você vai querer ficar estagnado na Advocacia dos documentos em papel ou vai avançar junto com as inovações do presente? 

Já existem no mercado diversas opções de softwares jurídicos que sistematizam os dados, a fim de tornar a tomada de decisões mais prática. A era digital chegou e ficar de fora não é mais uma opção!

Concluindo

E então, gostou deste artigo? Esperamos que você tenha compreendido o que é jurimetria e a sua importância para a tomada de decisões no jurídico. É muito importante inovar dentro do departamento, buscando sempre automatizar as soluções utilizadas na rotina advocatícia. Implementar a ciência da jurimetria pode ajudar a sua gestão e incentivar o seu time de advogados a aumentar a produtividade!

Para falar sobre isso, escrevemos outro conteúdo exclusivo. Saiba quais ferramentas utilizar para aumentar a produtividade no home office e continuar melhorando a sua gestão no setor jurídico. Aproveite a leitura e até a próxima!