Por que inovar no departamento jurídico? Entenda

Inovar no departamento jurídico é conciliar o tradicionalismo do Direito com novas soluções que gerem resultados positivos. Em outras palavras, é ter menos medo de errar para que novos caminhos sejam abertos, inovando então o modo de enxergar a Advocacia. 

Quando alguém pensa no profissional de Direito, o que vem à cabeça? Provavelmente, você respondeu: seriedade, tradicionalismo, terno e gravata. Embora tenha sido assim por muitas décadas, as coisas já começaram a mudar; sobretudo pela emergente vontade de inovar no departamento jurídico.  

É de conhecimento universal que a tecnologia contribui diariamente para a administração de processos dentro de uma empresa. Mas, então, por que isso não se aplica também ao departamento jurídico de uma corporação? Talvez, pelo medo persistente em errar. 

Hoje, vamos discorrer sobre esse medo e como o gestor jurídico pode mudá-lo. Além disso, você vai finalmente compreender por que é importante inovar no departamento jurídico. 

O medo de arriscar no departamento jurídico

O medo de errar ou de arriscar é o grande vilão de qualquer projeto. Por isso, muitos advogados ainda enfrentam batalhas devido ao uso de soluções ultrapassadas e obsoletas. Muitas vezes, apagando o “brilho” que o faz necessário em um ambiente ou processo.

Os moldes do Direito Conservador ainda existem, mas fato é que estão mudando, e quem ficar para trás corre o risco de perder credibilidade. Isso porque não basta mais ter um vasto conhecimento sobre a profissão ou ser um gestor confiável; é preciso provar o valor do departamento jurídico à direção da sua empresa. 

Afinal, você já deve ter ouvido que o setor jurídico só serve para gastar dinheiro e não contribui para mais nada dentro da organização. A luta diária de um gerente jurídico é provar o contrário: então, por que continuamos nos prendendo a velhos comportamentos e não consideramos expandir novos horizontes? 

Isso ocorre justamente pelo medo de errar e pelo modo de agir com o qual estamos acostumados há anos e anos. Que, inclusive, são as atitudes que nos impedem de exercer a criatividade e pensar em novos caminhos, mais eficazes, para um mesmo problema. Mas como posso mudar isso dentro do meu departamento jurídico?

Como você pode inovar no departamento jurídico

O primeiro passo para inovar no departamento jurídico é se desprender dessas práticas ultra-conservadoras, pois adivinhe: elas não são mais o suficiente para definir um bom advogado. Muito pelo contrário, quem tem ideias originais, segue por caminhos inexplorados e apresenta novas soluções é quem se destaca e tem o poder de mostrar isso a quem importa.

Com o que vivemos hoje na pandemia do novo Coronavírus, por exemplo, é evidente que quem se sobressai é aquele que conseguiu se adaptar. Seja um advogado que nunca viu o home office antes operando em trabalho remoto ou o terapeuta que hoje precisa atender seu paciente à distância. Pois é! A era das mudanças chegou, e quem não souber inovar será prejudicado.

Porém, para ir além de uma nova “visão” acerca do Direito e suas premissas, há algumas mentalidades que precisam ser abandonadas. 

Antes de falar sobre ações efetivas, vamos conhecer alguns dos pensamentos que precisam ser reformulados? Confira aqui embaixo: 

Acabe com o antigo mindset tradicionalista

Para agir de forma inovadora no departamento jurídico, é preciso atualizar sua equipe quanto a essa nova decisão. Forneça treinamentos e inspire seus profissionais a enxergar a profissão de forma mais leve e aberta a sugestões, procurando estar acima da velha máxima “advogados devem ser formais e reclusos”. Assim, comece também a estimular a interação entre os colaboradores e o restante da empresa, não apenas dentro do setor jurídico. 

Comece a priorizar a ação preventiva

Ainda estamos falando sobre antigos pensamentos. Então, antes de partir para a ação, saiba desde já que é preciso agir preventivamente. Não espere que os processos caiam nas mãos da sua equipe; elabore estratégias preventivas para lidar com tais ocorrências de forma mais tranquila e com menos estresse. Isso também deve estar bem claro no novo mindset dos colaboradores. 

Priorize uma comunicação mais compreensível

Sempre aprendemos que advogados devem ter uma linguagem extremamente formal e correta para ganhar credibilidade. Isso não deixa de ser verdade; mas apenas em certas situações. No dia a dia, priorize sempre que as pessoas entendam o que você diz: hoje, isso é muito mais valorizado do que um vocabulário complexo e erudito, limitado à sociedade altamente letrada. Deixe esse tipo de conhecimento para quando for lidar com as partes envolvidas em um processo, por exemplo. 

Razões para inovar no departamento jurídico

1) Trazer novos insights

Sempre que adotamos uma nova postura, vemos resultados diferentes. Quando tal postura se converte em atitudes benéficas à saúde da empresa, é possível perceber conflitos e diligências processuais com outros olhos. A partir daí, você consegue também encontrar maneiras diferentes de lidar com algo que já era tão familiar, mas sempre precisou de um impulso desconhecido para gerar resultados melhores. Talvez esse impulso seja o uso de novas ferramentas ou apenas a organização da equipe no trabalho cotidiano.

2) Economia de tempo e custos

Inovando nos mecanismos utilizados e modo de enxergar as situações, sua gestão pode reduzir custos e economizar tempo. Isso porque, muitas vezes, batemos na tecla de algo que não funciona da melhor maneira apenas por não apostarmos em outras alternativas. Assim, abrir os horizontes explorados e se desprender de velhas soluções pode trazer a economia de tempo e dinheiro que a sua diretoria tanto valoriza e que a sua gestão tanto precisa. Para, então, você poder lidar com mais dedicação com processos de maior peso. 

3) Maior fluidez para lidar com processos

Além de contribuir para uma resolução de conflitos mais rápida e prática, apostar em inovações no departamento jurídico pode otimizar o cotidiano da sua equipe. Bem como a sua maneira de liderar, abrindo espaço e autonomia a advogados que podem contribuir para o sucesso dos ganhos processuais a partir de novas ideias. Assim, haverá também mais agilidade e precisão na hora de lidar com casos decisivos.

Conclusão

Enfim, essas foram apenas algumas razões para você perceber a importância de inovar no departamento jurídico. Para saber como implementar mudanças efetivas e inovar concretamente no seu setor, leia tudo sobre em Como iniciar a inovação no seu Departamento Jurídico e tenha um passo a passo simples de como começar essa jornada!

Esperamos que você tenha compreendido a importância de inovar no departamento jurídico e por que fazê-lo o quanto antes possível. Lembre-se de que o mundo se renova dia após dia, e novos pensamentos devem se incorporar à rotina jurídica da sua organização para que seja possível acompanhar todas essas mudanças. Não fique para trás: prove valor à sua empresa e cresça com a sua estratégia na resolução de conflitos, diariamente.