5 fatos que você precisa saber sobre uma sociedade empresária

Abrir uma empresa é algo que muitos brasileiros têm feito, afinal, a formalização do negócio traz inúmeros benefícios aos empreendedores do país. À medida que o negócio cresce, a necessidade de incluir sócios no quadro da empresa se faz presente. Mas, para que isso aconteça de forma correta, é preciso se atentar a alguns detalhes. Saiba mais sobre a sociedade empresária aqui!

Conceito de sociedade empresária

Trata-se de um modelo de negócio pautado entre duas pessoas que têm um objetivo em comum: exercer uma atividade econômica que visa ao lucro. 

Essa sociedade pode ser realizada entre dois ou mais sócios (pessoas físicas ou jurídicas), mas deve ser registrada na Junta Comercial do Estado. 

Tipos de sociedade empresária

Vamos conhecer agora os tipos de sociedade empresária existentes no Brasil, para que você possa escolher qual delas é a melhor para seu negócio:

Simples

Antes chamada de sociedade civil, esse modelo de sociedade simples está relacionado a atividades de produção e circulação de bens e serviços especiais – que também podem ser exercidas por profissionais liberais. 

Essas atividades podem ser: intelectuais, científicas, literárias ou artísticas. 

Nome coletivo

Trata-se de uma sociedade exclusiva para as pessoas físicas, onde os sócios poderão responder de forma ilimitada às obrigações financeiras e fiscais – a não ser que eles limitem algumas responsabilidades entre si.

A administração desse tipo de sociedade deve ser obrigatoriamente realizada por um dos sócios. O nome da empresa deve conter o nome dos sócios, acompanhada da expressão & Cia (Companhia). 

Limitada

Esse é o modelo mais comum de sociedade no Brasil, já que é formado por dois ou mais sócios – podendo ser pessoas físicas ou jurídicas – onde cada membro possui uma cota de participação na empresa.

Poderá ser escolhido um representante legal que não seja um dos sócios para administrar o negócio. 

Sociedade Anônima

Trata-se de um modelo de negócios para atividades de grande porte, geralmente em empresas com um nível de maturidade elevado. 

O seu capital não está ligado a pessoas, e sim a ações (capital aberto, que negociam ações na bolsa de valores, ou fechado, que não negocia ações na bolsa). É preciso no mínimo de sete acionistas, onde as responsabilidades são divididas de acordo com suas ações. 

Ter uma sociedade empresária é bom ou ruim?

É importante considerar todas as informações antes de tomar uma decisão, já que a possibilidade de incluir mais pessoas na empresa, aumenta as responsabilidades de cada um – vamos aos fatos que você precisa saber:

1-Somando habilidades

Uma das vantagens de se abrir uma sociedade empresária é que os sócios se complementam, ou seja, se um deles é contador, o outro pode ser publicitário e assim por diante.

Aqui, também podemos destacar o cuidado de se escolher o sócio, principalmente se for da mesma família – já que os conflitos poderão ser maiores, prejudicando assim o bom funcionamento da empresa e as decisões diárias.

2-Responsabilidades

Cada sócio precisa estar ciente sobre as suas responsabilidades na empresa, para que ninguém fique na mão caso uma crise aconteça. Deve-se definir também o tipo de sociedade em que a empresa será inserida.

3-Objetivos e resultados

É importante definir os objetivos da empresa a curto, médio e longo prazo, para que os resultados obtidos sejam tangíveis. 

Algumas pessoas, por exemplo, não concebem a ideia de dividir os lucros, pois consideram que um trabalhou mais pela empresa do que o outro. 

4-Preparar-se para a possível dissolução da sociedade

Essa hipótese deve estar no contrato social da sociedade empresária, pois, mesmo que seja uma cláusula desconfortável para discutir, é muito importante defini-la antes.

Caso precise dissolver a sociedade, os sócios terão a consciência de como serão divididos os bens e lucros da empresa. 

5-Repense a decisão de montar uma sociedade empresária

Depois de todas as informações que trouxemos até aqui, é hora de você repensar a decisão de querer ou não montar uma sociedade empresária com alguém, pois as responsabilidades devem estar bem definidas, minimizando os conflitos.

Gostou desse conteúdo? Não deixe de conferir o material que preparamos para você em nosso blog! Se o que você precisa é de assessoria na área de advocacia, clique aqui e conheça as soluções que preparamos – conte conosco!