Terceirização do departamento jurídico em tempos de crise

A terceirização do departamento jurídico consiste em delegar funções internas do setor a um outro time de advogados contratados. Geralmente, os escritórios de advocacia são encarregados dessa empreitada, assumindo diligências e processos que não podem ficar sob a responsabilidade do jurídico.

Muitos departamentos não consideraram esse tipo de contratação até agora. Mas o momento repleto de conturbações e incertezas que presenciamos hoje pede uma conversa sobre o assunto. Afinal, essa possibilidade pode ser a carta na manga que você precisa para potencializar a sua gestão e seus resultados. 

Vamos entender um pouco mais sobre o processo de terceirização do jurídico?

A terceirização do departamento jurídico

A terceirização de serviços implica na existência de um intermediário entre o trabalhador e a empresa contratante. Em 1993, com edição da súmula 331 referente à abrangência da terceirização no Brasil, foi permitido que toda atividade-meio seria passível de tal serviço. Porém, foi apenas no ano de 2017 que a terceirização da atividade meio-fim foi legalizada e permitida de forma ampla. 

Na advocacia, portanto, a terceirização do departamento já é uma realidade há algum tempo. Apesar de representar uma parceria, terceirizar serviços dentro da profissão não se enquadra como relação bilateral de trabalho. Tornando sua concretização, assim, menos burocrática. 

Porque terceirizar o departamento jurídico em tempos de crise

Como você já sabe, a pandemia do novo Coronavírus inseriu o Brasil em uma frágil situação empresarial e econômica. Precisando recorrer ao home office ou a outros métodos de trabalho adaptados, é preciso repensar a estratégia adotada dentro do jurídico.

Assim, pensar em terceirizar o departamento jurídico não é mais uma resolução tão fora de alcance. Mas, se você ainda tem dúvidas sobre esse tipo de parceria contratual, vamos te esclarecer com algumas vantagens. Confira.

1) Redução de custos

O principal benefício da terceirização do departamento jurídico é a redução dos custos. Com o auxílio de um escritório de advocacia para gerir as demandas jurídicas, você consegue desafogar o setor sem precisar contratar advogados internos. Sabemos que o gestor precisa trabalhar para otimizar a redução de custos todos os dias; durante a crise, isso se faz ainda mais necessário. 

Então, com ajuda externa, esse pode ser um peso a menos nas suas costas. Lembrando ainda que os processos tornam-se bem menos onerosos. Isso se dá também pela contratação de advogados correspondentes, que te faz economizar recursos relativos a eventuais deslocamentos e estadias do profissional encarregado. 

2) Cumprimento de prazos e serviço rápido

Muitas vezes, os advogados contratados internamente possuem um montante excessivo de demandas com que precisam lidar. Terceirizando os serviços, você não corre o risco de perder prazos, pois serão repassados aos advogados especializados. Com menos demandas em mãos, você e seu time de advogados internos podem focar no que realmente importa. 

Com menos pressão em relação ao tempo de execução das tarefas, a qualidade do serviço interno aumenta. Além de, é claro, o gestor poder focar seus esforços em processos que precisam de mais atenção. Tranquilidade e mais organização. Pontos muito positivos, não é mesmo?

3) Serviço de qualidade e especializado

Geralmente, o profissional que representa um escritório de advocacia terceirizado é altamente capacitado para assumir as demandas delegadas. Assim, além de aliviar o setor, o serviço prestado é de muita qualidade, e ainda é especializado. 

Com isso, é possível atuar com o departamento jurídico se adaptando à redução de custos, e o mais importante: trazer reconhecimento para o setor diante de outras áreas dentro da empresa. Durante a crise, isso se torna cada vez mais importante, pois sabemos que a pressão para um trabalho bem-feito está sempre presente. 

Contratando um escritório de advocacia terceirizado 

Sendo assim, por que não considerar a terceirização durante esse período? Se você quer provar valor em meio à crise, aliviar o setor de demandas excessivas e reduzir os custos do departamento, essa é a solução ideal. Ganhe mais agilidade, tranquilidade e foco para lidar com os processos da empresa!

Contratar um escritório terceirizado pode te ajudar nessa jornada. Em tempos de crise, é preciso pensar fora da caixa e contar com auxílio externo pode ser a chave para transformar a crise em oportunidade. Não deixe também de conferir nosso blog para mais conteúdos interessantes.