Quero abrir uma empresa, e agora?

Muitas pessoas pensam em ter o próprio negócio, razão pela qual novas empresas têm surgido no mercado. Mas, é preciso conhecer as etapas de como abrir uma empresa corretamente a fim de que tudo seja feito de forma segura.. 

Se você é uma das pessoas que sonha em ter o próprio negócio, saiba como e por onde começar, aqui!   

Como empreender de maneira mais segura?

Não existe uma fórmula mágica para empreender sem riscos, mas é possível adotar medidas que trarão mais segurança ao seu negócio:

1- Planejamento 

Ao pensar em abrir uma empresa é muito importante fazer um planejamento tributário, sabendo exatamente qual será a atividade exercida, os impostos a serem pagos, o público-alvo a ser atingido, e os possíveis fornecedores. 

Além disso, o planejamento de forma geral é totalmente necessário, afinal, nenhum negócio funciona sem um bom planejamento estratégico e financeiro. 

2- Formalizar o seu negócio

Essa etapa é fundamental, pois só assim seu negócio existirá de fato diante do mercado. 

Com a formalização, a empresa passa a existir de forma independente com CNPJ, alvará e entre outros documentos que permitem ao empreendedor conseguir empréstimos, linhas de crédito e maior poder de compra com os fornecedores. 

Você pode procurar um contador ou o próprio SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – para realizar a abertura da sua empresa. 

3- Formalizar parcerias

Uma das medidas que pode alavancar o seu negócio é a realização de parcerias, seja com fornecedores ou pessoas que trabalham de forma terceirizada. Formalizar devidamente essas relações, através do contrato pertinente, é imprescindível para a saúde do seu negócio, na medida em que valida e fixa os limites do que foi acordado, além de já prever os termos de eventual rescisão.

Tipos de empresa: saiba qual delas é ideal para o seu negócio

Agora que você já sabe como iniciar um empreendimento com mais segurança, é hora de conhecer um pouco sobre os principais tipos de empresa e escolher a que mais se adequa ao seu negócio:

MEI – Microempreendedor Individual

Esse tipo de empresa é administrada somente por uma pessoa, é muito fácil de abrir e pode ter apenas um funcionário registrado. Na questão do faturamento, o MEI não pode ultrapassar 81 mil reais por ano.

EIRELI – Empresa Individual de Responsabilidade Limitada

Essa modalidade de empresa permite a sociedade, mas não precisa ser necessariamente de sócios, onde apenas um administrador pode ser responsável pelo seu negócio. 

O capital da empresa precisa ser equivalente a pelo menos 100 salários mínimos vigentes, onde o patrimônio de pessoa física é separado de pessoa jurídica. 

Sociedade Empresária Limitada – LTDA

É o tipo de sociedade mais comum adotado por empresas que possuem sócios, onde o capital da empresa é limitado a cada um deles.   

Sociedade Anônima – SA

Nesse tipo de sociedade, os sócios dividem o capital da empresa em ações, por isso são chamados de acionistas – podendo comprar ou vender as ações. 

Vantagens de abrir uma empresa

Abrir uma empresa não precisa ser algo burocrático ou difícil de fazer, pois com a modernidade e avanço da tecnologia, novos empreendimentos têm surgido a todo instante. Veja porque você deve formalizar o seu negócio:

– Mais segurança para seus clientes, parceiros e colaboradores

Os clientes acabam desconfiando de produtos e serviços que não possuem CNPJ e empresas que não emitem nota fiscal – indicando a informalidade do negócio. 

– Possibilidade de conseguir linhas de crédito e empréstimos com taxas menores

Quando a empresa precisa de uma ajuda financeira, nada melhor do que poder contar com um empréstimo ou linhas de crédito facilitadas. A diferença, é que quando uma empresa devidamente formalizada faz a solicitação, as taxas de juros costumam ser bem menores.

Além disso, o empreendedor pode adquirir um empréstimo para fazer o seu capital de giro, pagar dívidas ou mesmo comprar um bem no nome da empresa. 

– Crescimento da empresa

Quanto mais tempo a empresa permanece ativa no mercado, mais confiança ela ganha dos clientes, parceiros e fornecedores, dando-lhe maior reconhecimento diante do consumidor, fazendo-a crescer.

Com esse crescimento, surge a necessidade de contratar novos profissionais, expandir o local de trabalho e investir em equipamentos melhores – tudo isso porque um dia, alguém teve a coragem e abriu a própria empresa! 

Gostou do conteúdo? Então não deixe de conferir outros posts em nosso blog! Se você precisa de assessoria advocatícia, clique aqui e veja como podemos te ajudar!