4 dicas para organizar o departamento jurídico da sua empresa

O departamento jurídico é uma das áreas mais importantes de qualquer empresa. Esse setor é responsável por fazer uma atuação jurídica preventiva, além de conduzir as demandas jurídicas da forma mais adequada, gerando grande economia à empresa. . 

Dessa forma, considerando que o gerenciamento do jurídico influenciará diretamente nos resultados da empresa, hoje vamos passar 4 dicas para organizar o departamento jurídico.

Departamento jurídico

Por que organizar o departamento jurídico da sua empresa?

Antes de apresentarmos as dicas, vamos falar rapidamente sobre o motivo de organizar o departamento jurídico da sua empresa. 

Como falamos, esse setor é responsável por atividades de grande impacto no negócio. Portanto, quanto mais organizado for, melhores serão os processos e também os resultados do departamento como um todo. 

Isso quer dizer que um departamento jurídico organizado consegue desempenhar melhor seu papel, atuando no ajuizamento de ações judiciais, impedindo ações contra a empresa e representando a organização perante processos e eventos jurídicos de todo o tipo, como por exemplo, trabalhista ou mesmo na área de compliance. 

1. Tenha um planejamento estratégico 

O departamento jurídico da sua empresa precisa contar com os mesmos ritos e rotinas dos outros setores da empresa. Dessa forma, é fundamental estabelecer um planejamento estratégico, definir metas e processos para acompanhamento da performance do setor. 

Esse planejamento deve ser realizado pelo gestor jurídico em conjunto com as lideranças da empresa e, claro, sempre levando em consideração os objetivos do negócio e a atuação do setor jurídico.

Para que esse planejamento realmente faça sentido é necessário que sejam definidos os problemas que serão resolvidos, a participação desse setor no resultado geral da empresa, as ações de cada profissional que faz parte desse time e ainda as metas e objetivos esperados. 

Por fim, é fundamental que todos os profissionais do departamento jurídico entendam esse planejamento e saibam exatamente qual o seu papel para que as metas sejam alcançadas.

2. Use um software jurídico

Hoje em dia, é impossível falarmos de organização de um departamento jurídico sem falarmos de um software específico para essa área. O motivo é bem simples: esse sistema contribui com a gestão de pessoas e processos, além da automação de atividades e redução de erros. 

Um software jurídico tem como principal objetivo a otimização das demandas do departamento jurídico. Além disso, essa ferramenta ainda permite a utilização de tecnologia e dados para reduzir retrabalhos e erros e aumentar a produtividade de toda a equipe jurídica. 

O uso dessa ferramenta não é algo novo. Boa parte dos profissionais do Direito já utiliza um software jurídico em seu dia a dia. 

3. Incentive lideranças

Além dessas dicas mais relacionadas com processos, um bom caminho para contar com um departamento jurídico organizado é contar com boas lideranças. Por isso, é necessário contar com um Gestor Jurídico com soft skills adequadas para liderar a equipe e gerir a área. 

O gestor jurídico exerce um papel fundamental para a organização do departamento. Ele é responsável por mediar demandas, delegar tarefas e acompanhar o resultado de todo o time. 

4. Terceirização do departamento jurídico

Se o seu objetivo é contar com um departamento jurídico sempre atualizado, otimizado e produtivo, uma boa alternativa pode ser a terceirização do jurídico da sua empresa. 

Na prática, ao contar com um parceiro externo para execução de algumas demandas jurídicas, é possível dispensar mais tempo e recurso para fazer com que os profissionais internos estejam mais focados na parte estratégica do negócio e nos processos fundamentais para o andamento da organização. 

Grandes companhias estão adotando esse caminho justamente por entenderem a necessidade de permitir que os profissionais internos do departamento jurídico estejam 100% focados em atividades essenciais. Dessa forma, tarefas complementares são terceirizadas e contam com a supervisão de um gestor jurídico. 

O Faria e Silva Advocacia e Assessoria Jurídica é especializado em clientes que buscam uma solução eficiente para a terceirização do seu departamento jurídico. Oferecemos condução técnica e estratégica para os seus processos jurídicos. Além da prestação de serviços habituais, temos expertise em acompanhamento processual. 

Para saber mais sobre os nossos serviços, consulte nosso site e entre em contato conosco para mais informações. Além disso, acompanhe nosso blog e veja mais dicas para manter seu departamento jurídico organizado e eficiente.