Advogado correspondente: confira as vantagens de contratar um

Sua equipe já precisou atender a audiências em comarcas distantes? Isso é algo muito comum no meio jurídico, sendo também um obstáculo por conta da dificuldade de locomoção. Mas, no cenário atual, em que novas soluções são incorporadas diariamente à Advocacia, a possibilidade de contar com o trabalho de um advogado correspondente é algo a ser valorizado.

Se você ainda não sabe como funciona essa parceria, ou como contratar esse tipo de profissional, vamos sanar essas dúvidas hoje. Acompanhe para não deixar a distância se tornar um empecilho para o seu trabalho cotidiano!

O que é um advogado correspondente?

O advogado correspondente é um profissional terceirizado que é pago para atender a processos e diligências em localidades próximas a si. Assim, este profissional assume determinadas responsabilidades e o departamento jurídico em questão pode atuar com menor quantidade de diligências e processos.

Nestes casos, o advogado contratado presta os serviços de determinado setor jurídico ou escritório, quando este não tem condições de atender a um processo distante. Esse tipo de parceria se tornou muito comum, já que muitas vezes o deslocamento a determinadas comarcas se torna inviável.

Onde posso encontrar um advogado correspondente?

A advocacia correspondente existe sobretudo dentro de escritórios de advocacia terceirizados. Nesse tipo de negócio, departamentos jurídicos delegam certas demandas a profissionais terceirizados e especializados, principalmente quando o montante de tarefas é excessivo. 

Assim, audiências, protocolos de documentos e diligências ficam sob responsabilidade de advogados externos, com o devido acompanhamento do gestor encarregado. Não apenas isso, mas a maioria dos escritórios terceirizados também oferece o serviço de advogados correspondentes. Existe o contato direto entre o escritório e profissionais espalhados pelo país, que podem ser contratados assim que se fizer preciso em suas respectivas localidades de atuação. Bem simples, não?

As vantagens de contratar um advogado correspondente

Contar com ajuda externa sempre tem os seus benefícios. Uma das principais vantagens é poder desafogar o setor ao mesmo tempo em que o departamento economiza dinheiro com deslocamento. Mas vamos deixar isso mais claro abaixo, confira aqui:

1) Redução de custos

O principal benefício de contratar advogados correspondentes é contar com uma grande redução de custos. Você certamente já sabe como enviar profissionais ao outro canto do país é burocrático. Além de desembolsar dinheiro para o transporte do colaborador, é preciso gastar com alimentação diária e estadias. 

Por isso, atender a uma simples audiência se torna um pesadelo (que pode ser evitado!). Contratando um escritório de advocacia terceirizado, o profissional de qualquer localidade pode ser acionado rapidamente, economizando custos que podem ser direcionados a outra prioridade dentro do setor jurídico. Além disso, sabemos que prestar contas à diretoria nem sempre é uma tarefa simples; que tal diminuir custos com um advogado correspondente?

2) Agilidade na realização do serviço

Além do fator distância, é preciso pensar na agilidade quando houver a necessidade de lidar com diferentes comarcas. A simples necessidade de precisar de cópias de um processo que está em outra localidade pode tomar muito tempo da sua equipe. 

Para resolver essas pendências da forma mais ágil possível, e sem prejudicar o andamento processual, contar com advogados correspondentes pode ser a solução. Já que o profissional se encontra no mesmo município em que o processo está correndo, pode também tomar as decisões mais assertivas.

3) O departamento tem maior poder de expansão

Limitar-se a apenas uma comarca pela dificuldade de deslocamento é algo que pode influenciar o departamento de forma negativa. Por isso, investir na contratação de um advogado correspondente mitiga essas limitações. Por consequência, o poder de expansão do setor jurídico se torna muito mais amplo, conferindo praticidade ao tratamento processual diariamente.  

4) Serviço especializado e de qualidade

Delegar tarefas a terceiros pode parecer complicado. Mas, quando os profissionais em questão são devidamente treinados e especializados, esse não é um obstáculo em momento algum. Além da agilidade de lidar com cada processo, pelo encurtamento das distâncias, contratar um advogado correspondente significa entregar demandas às mãos de alguém que lidará da melhor maneira com cada ato processual ou diligência.

Conclusão

Agora que você já compreendeu as facilidades que um advogado correspondente pode trazer ao seu departamento, que tal considerar essa parceria? O primeiro passo para avançar nessa jornada é encontrar um escritório de advocacia terceirizado que ofereça esse tipo de serviço. O Faria e Silva, além de soluções comuns, como assessoria jurídica, também conta com o facilitador da advocacia correspondente para o seu cotidiano jurídico. Então, não deixe de conferir o nosso site para conhecer o nosso trabalho!

Para complementar os seus conhecimentos, leia também nosso outro artigo sobre como se manter informado no mercado jurídico.