Como evitar golpes na advocacia correspondente

Evitar golpes na advocacia correspondente pode ser uma tarefa difícil e trabalhosa. Mas, com planejamento prévio, conhecimento e bastante pesquisa, o seu departamento jurídico pode ficar livre dessa situação.

Contratar um advogado correspondente consiste em terceirizar demandas que exigem o deslocamento para outra localidade. Essa pode ser uma parceria muito benéfica para ambos os lados, pois o advogado contratado presta os seus serviços e o seu departamento jurídico pode atuar com menor quantidade de processos e diligências. Mas é preciso ficar atento aos golpes na advocacia correspondente.

Como tudo na vida, há nesse processo alguns riscos que podem prejudicar a sua gestão de modo negativo; sobretudo, financeiramente. Há profissionais que aplicam golpes, podendo até mesmo manchar o nome da sua organização. Então, saber como evitar golpes é muito importante para que esse tipo de negócio não se volte contra você.

Quer saber mais sobre como fazer isso? Confira abaixo as principais dicas para evitar golpes na advocacia correspondente e garanta a segurança do seu departamento jurídico!

Contratando advogados correspondentes

São diversas as vantagens que a advocacia correspondente pode te trazer. Por isso, antes de mais nada vamos falar um pouco sobre a contratação de um advogado correspondente; o que você precisa saber e quais caminhos deve seguir. 

A princípio, é preciso ter muita calma e paciência para pesquisar e averiguar as qualificações dos profissionais responsáveis, porque elas são extremamente necessárias à execução do trabalho. Mas, para facilitar essa busca, que pode ser exaustiva, também há a possibilidade de checar as condições de um escritório de advocacia terceirizado

Além de contar com profissionais capacitados para a contenção das suas demandas, escritórios de advocacia terceirizados podem ser a solução para a sua correspondência jurídica. Afinal, a maioria deles apresenta como opção a contratação de advogados correspondentes, como é o caso do Faria e Silva

Assim, demandas relacionadas a audiências, protocolo de documentos e demais diligências jurídicas podem ser encaminhadas a esses profissionais. Visando, sempre, à qualidade do trabalho prestado e ao cumprimento dos prazos estabelecidos. 

Mas, para isso, o gestor jurídico de um departamento precisa considerar diversos fatores antes de realizar a contratação. Afinal, sabemos que muitas vezes há golpes financeiros em meio à advocacia. Confira abaixo e saiba como evitá-los.

Quais aspectos considerar ao contratar a advocacia correspondente

A fim de evitar golpes no momento da contratação de advogados correspondentes, é preciso saber exatamente com que tipo de profissional você está lidando. Se você decidir optar pela contratação por fora de um escritório especializado, isso se faz ainda mais necessário. 

Pesquise pelo histórico de atuação

A internet é uma aliada na hora de averiguar informações essenciais, tais como a atuação e a procedência profissional de certos advogados. Então, antes de fechar negócio dentro da advocacia correspondente, pesquise! 

Se necessário, você pode até mesmo entrar em contato com pessoas da área, e que já ouviram falar sobre determinado profissional. Isso, com certeza, servirá para evitar golpes na advocacia correspondente, evitando também dores de cabeça no futuro. 

Se o seu caso for de dúvida em relação a um escritório de advocacia terceirizado, por outro lado, encontrar feedbacks pode ser mais simples ainda. Confira sites de reclamação ou até mesmo profissionais da sua área que lidam com esse tipo de coisa.

Lembre-se de que, pesquisando, você pode resguardar o nome da sua organização. Preservando, também, o seu departamento jurídico de um negócio que poderia não acabar bem.

Tenha cuidado com o pagamento

A hora de realizar o pagamento pode ser um dos principais problemas na contratação da advocacia correspondente. Isto ocorre porque, ao receber o dinheiro de forma prévia, alguns profissionais não realizam o trabalho, ou não chegam a concluí-lo. 

Por isso, estabeleça critérios para o pagamento das demandas. Procure não entregar todo o dinheiro de uma vez, para que haja maior garantia de que você não sofrerá nenhum golpe. 

Procure contar sempre com os mesmos profissionais

Uma vez estabelecida confiança mútua entre você e o advogado correspondente contratado, uma ação inteligente seria mantê-lo por perto. Afinal, se você acompanhou todos os processos realizados, bem como a maneira como tal profissional presta seus serviços, já possui uma garantia bem maior de que não sofrerá algum golpe. 

Porém, é preciso lembrar que o escritório de advocacia terceirizada pode oferecer maiores benefícios nestes casos. Visto que é responsável pela contratação de diversos profissionais correspondentes, um escritório fixo pode gerenciar e providenciar a realização de procedimentos variados, com diferentes advogados e em diferentes localidades. 

Com isso, a necessidade de gerir tudo por conta própria é menos uma preocupação. Então, não deixe de considerar essa opção; mas lembre-se de que também é necessário pesquisar de forma concisa para obter um escritório profissional que consiga trazer apenas benefícios neste tipo de parceria. 

Conclusão

Enfim, agora você já conhece os benefícios e como evitar golpes na advocacia correspondente! É preciso tomar muito cuidado para que o seu departamento jurídico não saia prejudicado pois, afinal, isso também prejudica a sua empresa como um todo. Assim, não hesite em coletar diversos dados, informações e feedbacks para uma contratação segura e garantida. 

Restou alguma dúvida? Deixe para nós aqui nos comentários! E já que estamos falando sobre a advocacia correspondente, saiba mais também sobre as métricas para departamentos jurídicos e como implementá-las.