Legal Analytics: o que é e como deixar seu departamento Data Driven

Legal Analytics é a ciência focada na construção de insights por meio da compilação de informações coletadas de uma grande quantidade de dados. Hoje, o Legal Analytics auxilia advogados na melhoria de suas estratégias, à medida que as soluções na Advocacia tornam-se Data Driven.

A inteligência de negócio (Business Intelligence) está presente nos mais diversos setores profissionais. Um exemplo disso é a Advocacia, que inova em suas formas de lidar com procedimentos por meio da tecnologia. Hoje, por exemplo, o Direito é em sua maioria guiado por dados, que fornecem insights por meio da aplicação do Legal Analytics e do método Data Driven.

Mas, para que você entenda o que significam esses termos dentro da advocacia moderna, é preciso entender a sua importância. Por isso, se você também deseja estar à frente e garantir as melhores soluções para o seu departamento jurídico, acompanhe este conteúdo e descubra como fazer isso agora mesmo.

O que é Legal Analytics?

Legal Analytics é, basicamente, o Business Intelligence da Advocacia. Uma vez que o jurídico precisa, cada vez mais, tornar-se um setor estratégico, essa metodologia é o meio mais fácil pelo qual ele pode atingir esse objetivo. 

Assim, esse termo se refere ao conjunto de tecnologias que possibilita a análise jurídica baseada em dados. Ou seja, uma ferramenta Analytics coleta um compilado de informações consideradas padrão dentro de determinados processos da advocacia para a formulação de estratégias processuais mais efetivas e que gerem maiores resultados. 

Mas, para que isso se torne um facilitador no cotidiano do seu departamento, é fundamental investir em um planejamento para a geração de informação necessária a essa finalidade.

Para que serve o Legal Analytics

O Legal Analytics, como já apontamos, provê insights e análises baseadas em dados no seu jurídico dentro da empresa. Para isso, o cruzamento de informações padrões de alguns processos se faz necessário.

Esse mecanismo funciona, sobretudo, por meio da percepção dos problemas padrão enfrentados pelo setor e a busca pela melhoria dentro dos limites possíveis. Atacar a causa raiz do gargalo é o primeiro passo, após a identificação desses problemas, a fim de construir uma linha de ação de maior sucesso dentro das suas estratégias.

Além de proporcionar insights a respeito do que precisa de mudanças, a reunião desses dados se transforma em informação valiosa, que mais tarde se transformará em ações relevantes que poderão levantar o departamento. 

Então, com esse processo concluído, o setor jurídico tem mais segurança para a tomada de decisões concretas que visem à melhoria das soluções e à implementação das medidas necessárias para tal.

Legal Analytics e o “Data Driven”

Data Driven significa “guiado por dados”. Assim, um setor jurídico Data Driven é aquele que se utiliza da captação de dados. Essa nova forma de enxergar as estratégias abordadas está interligada ao Legal Analytics, à medida que atua com a finalidade de prever resultados e padrões. Para, assim, executar a melhoria da gestão guiada pelas informações reunidas.

Além de utilizar os dados para entender as possibilidades e a atuação do mercado, a organização Data Driven consegue obter melhores insights e fazer com que as decisões tomadas sejam mais precisas. 

Para colocar isso em prática, você precisa seguir alguns passos, que incluem a coleta dos dados e a análise das informações obtidas.

Benefícios do Legal Analytics para o seu departamento jurídico

Já sabemos que o Legal Analytics fornece mais precisão para lidar com procedimentos jurídicos, além de orientar para a melhor solução a cada caso específico. Porém, há diversos outros benefícios na implementação da cultura Data Driven no seu departamento. Confira abaixo.

  • Aumento da produtividade no serviço prestado;
  • Redução da margem de erros; 
  • Informações mais seguras para tomada de decisão mais eficiente;
  • Possibilidade de criar a própria jurimetria;
  • Capacidade de analisar grande quantidade de informações;
  • Prever o comportamento de juízes, testemunhas, etc, por meio da análise;
  • Traçar estratégias processuais mais eficazes;
  • Identificar padrões relevantes em litígios anteriores.

Deixando o seu departamento Data Driven

Como você já pôde perceber, analisar dados e aplicar soluções a partir desses resultados é essencial para ter mais chances de acertar. Confira abaixo os passos principais para utilizar o data driven a seu favor, implementando-o no cotidiano do seu departamento. 

1. Implementar a cultura Data Driven

Antes de mais nada, o primeiro passo para transformar o seu departamento em Data Driven é implementar o mindset voltado à captação de dados. Afinal, de nada adianta contar com os melhores softwares big data se não houver uma cultura institucional direcionada a essa finalidade.

Assim, o dia a dia deve ser pensado de acordo com esse método de apuração de padrões e informações chave em cada processo. Antes mesmo de iniciar qualquer projeto, a postura do profissional já deve ser embasada nesse conceito. A busca por insights e respostas a partir dos dados observados é uma característica de um advogado que se norteia por esse método de lidar com os procedimentos cotidianos. 

Por isso, se essa mentalidade não for integrada ao DNA do seu setor jurídico, será praticamente inútil a tentativa de seguir com o uso do Legal Analytics. Assim, é papel do gestor certificar-se disso antes de tomar novas medidas. Instigue os profissionais a buscarem novas possibilidades e, então, comece a pensar sobre a coleta de dados.

2. Coleta dos dados

Para garantir segurança e veracidade à obtenção de tais dados, é necessário contar com uma infraestrutura adequada, aliada ao novo mindset promovido pelo líder da equipe. Assim, o auxílio de ferramentas de big data analytics será essencial nesse processo, para o auxílio e controle das informações obtidas. 

Antes de mais nada, é preciso ressaltar que, para ser Data Driven, o seu setor precisa contar com dados diferentes, fornecidos por várias fontes. Utilize mecanismos tecnológicos tais como CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente), dados do mercado, sistema de marketing e mídias sociais, etc. O importante é buscar uma variedade considerável para que os resultados gerem, de fato, efeito. 

Após essa coleta, é necessário integrar os diferentes dados em conjunto, a fim de gerar uma conexão entre cada peça do “quebra-cabeça”. Para que esses relatórios criados sejam um sucesso, é interessante contar também com plataformas que permitam o gerenciamento coletivo de informações documentadas. Uma maneira para se fazer isso é a implementação do uso de dashboards intuitivos. 

3. Saber como interpretar os dados

Além da cultura incorporada dentro do seu setor jurídico, saber como interpretar os dados coletados é uma das maiores preocupações. Afinal, pode não ser uma tarefa fácil, a princípio. 

Com um pouco de dedicação e direcionamento, os seus advogados poderão compreender esse tipo de estratégia de forma relativamente rápida. Mas, para isso, você precisa investir na capacitação desses indivíduos. Se isso não for tratado como uma prioridade, todos aqueles relatórios complexos não terão utilidade alguma. 

Assim, por meio de ferramentas embasadas na inteligência artificial e funcionalidades de automação, você pode deixar o seu departamento expert em Data Driven. Você pode optar por diversas dessas ferramentas disponíveis hoje no mercado, dentre elas o Google Analytics

Conclusão

Agora que já te explicamos mais sobre o Legal Analytics e como deixar o seu departamento baseado na cultura Data Driven, é hora de pôr essas estratégias em prática. Lembre-se de que, implementando essa inovação, você estará cada vez mais perto de alcançar os resultados almejados em sua gestão jurídica. 

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