Métricas para departamentos jurídicos: saiba a importância

Métricas servem, basicamente, para mensurar, ter controle e conhecer alguma informação, que antes não era mensurada. Aqui, é importante enfatizar que o seu principal papel é mensurar e analisar o que já aconteceu, a fim de controlar melhor o que está por vir. Assim, métricas para departamentos jurídicos funcionam da mesma maneira. 

Você talvez ainda não tenha percebido que este tipo de controle é muito importante para o seu departamento jurídico, à medida que é essencial para que ele atinja os resultados. E é por este motivo que hoje vamos falar sobre quais são essas métricas e por que é essencial implementá-las ao seu cotidiano. Venha conosco para entender mais!

A importância das métricas para departamentos jurídicos

Antes de falar sobre as métricas, vamos apontar alguns dos diversos benefícios de implementá-las para administrar o seu departamento. Acompanhe.

Tomada de decisões baseada em dados

A manutenção e análise de métricas permitem ações de melhoria ao longo do tempo. Se não houvesse indicadores de desempenho, tais ações não seriam possíveis, uma vez que o departamento estaria agindo às cegas. O que pode prejudicar, e muito, a sua gestão. 

Com métricas claras e bem definidas, perceber o real propósito das ações se torna muito mais simples. 

Muitas empresas já atuam com base no Data Driven, que promove ações baseadas em dados. Ou seja, por meio da análise de ações anteriores que deram certo ou errado, profissionais escolhem por qual caminho seguir, a fim de beneficiar a organização. Isso também se aplica neste caso. 

Determinar prioridades

O acompanhamento de métricas para departamentos jurídicos permite perceber e elencar quais delas são mais ou menos vitais para o setor. Assim, são essenciais para saber o que fazer primeiro, e o que precisa de mais esforço investido.

Corrigir desvios

Por meio da análise periódica das métricas estabelecidas no seu departamento jurídico, é possível identificar não somente os KPIs (indicadores de performance), mas também quais deles estão abaixo do comum. E é nestes casos que a performance precisa ser melhorada; por isso, é importante conseguir identificá-los.

Isso permitirá ao departamento jurídico uma ação mais assertiva, sabendo exatamente em quais pontos melhorias são necessárias.

Identificação da origem dos resultados

O que está dando certo, e por que está dando certo? Esta pergunta deve fazer parte do seu dia a dia dentro do setor jurídico. A sua gestão precisa agir de acordo com bons resultados anteriores, procurando melhorá-los cada vez mais. 

Assim, identificar a origem de bons projetos é essencial, sendo isso possível por meio do estabelecimento de métricas que podem mudar o seu modo de enxergar diversas situações.

Vamos às métricas?

Principais métricas para departamentos jurídicos

Gastos do departamento

Uma das métricas mais importantes para avaliar o desempenho do seu departamento jurídico são os gastos que ele realiza mensalmente. Essa categoria está dividida em três tipos de custos essenciais às empresas, sobretudo aos setores que cuidam da parte jurídica, que envolve resolver conflitos judiciais e ações processuais.

Confira cada um deles abaixo:

1. Conforme budget do escritório

Controlar o orçamento do departamento é algo que deve fazer parte da cultura do seu departamento jurídico. Afinal, se não sabemos a quantia de dinheiro que entra e que sai, como podemos manter a qualidade do trabalho e previsões certeiras de quanto custa o trabalho prestado?

É por isso que manter uma planilha ou relatórios digitais é uma tarefa que cabe ao gestor. Uma gestão consciente deve estar atenta ao orçamento geral do que é investido, para que isso sirva como indicador de desempenho no futuro.

2. Por tipo de assunto

Ainda pensando nos gastos do departamento jurídico, é importante prestar muita atenção à quantidade de dinheiro direcionada a cada tipo de assunto. Por meio da manutenção de relatórios, de acordo com o tema tratado e os casos trabalhados, é possível fazer comparações através do tempo. Estas, além de promoverem uma ideia do montante excessivo que pode estar sendo voltado a determinados processos, podem servir para mostrar quais casos exigem maior dedicação.

3. Dentro do setor e contratações externas

Aqui, é interessante começar pela segmentação destes dois tipos de custos. É evidente que, como gestor, você tem como função administrar o que é realizado na parte interna do setor jurídico. Porém, em alguns casos a contratação de um escritório terceirizado de advocacia se faz necessária. Afinal, o montante das demandas às vezes é excessivo, sobrecarregando a equipe e gerando resultados inferiores. 

Nestes casos, também é papel do gestor jurídico administrar o trabalho realizado externamente, e que irá integrar as demandas internas da sua própria equipe. Com isso, é possível calcular o valor completo do que é gasto dentro e fora do departamento. 

Reduzir custos dentro do setor é um grande objetivo dentro de uma empresa; então, para provar o real valor do seu serviço dentro da organização, é interessante buscar por essa redução por meio do acompanhamento de métricas. Além de, é claro, estabelecer uma média dos custos mensais para que não haja excessos.

4. Carga de trabalho pessoal

A carga de trabalho pessoal é outra métrica relacionada a custos, uma vez que é preciso saber o nível de esforço direcionado a cada tipo de ocorrência. Quanto custou para a empresa ganhar determinado caso, por exemplo? É muito importante ter isso bem definido, pois caso contrário pode haver excessos no orçamento mensal. 

Além disso, conhecer a média do tempo investido em cada caso também é essencial. Pelo mesmo motivo apontado acima, é possível também levantar pontos de atenção por meio dessa métrica, que busca equiparar e prever a necessidade real do trabalho do seu pessoal. 

Acompanhamento de litígios

Equilibrar os litígios dentro da sua empresa é muito importante. Mas, para isso, é necessário primeiro acompanhar a ocorrência atual deste tipo de situação para o seu jurídico. 

É hora, mais uma vez, de provar valor aos seus superiores dentro da organização: afinal, quanto mais a base de litígios for aderente aos indicadores, maior credibilidade ao gestor jurídico e ao trabalho realizado pela sua equipe. Diminuir esse risco é tão importante que não adotar essa métrica pode ser fatal. Então, não deixe de considerá-la e incluí-la em seu planejamento!

Ganhos x perdas

Como tudo que exige muito esforço e dedicação, administrar um departamento jurídico tem as suas complicações. Dessa forma, comparar os ganhos e perdas de cada ação podem ser determinantes para avaliar o real resultado e se foi vantajoso para a organização, tanto ao financeiro quanto ao próprio nome do negócio.

Montar um relatório periódico com ganhos e perdas ao longo do tempo pode ser muito benéfico nesse sentido. Além de ser possível analisar quanto foi gasto em tal caso, torna-se mais fácil também não repetir o mesmo erro em projetos futuros. Afinal, serão lições para que você e sua equipe enxerguem o que pode ser melhorado e evitado, estabelecendo novos critérios.  

Conclusão

Enfim, essas foram algumas das métricas para adotar no seu departamento jurídico, além de algumas razões para fazê-lo. Lembre-se de manter uma rotina para que suas prioridades sejam alcançadas e seus objetivos cheguem cada vez mais perto da realidade.

Implementar esse tipo de cultura em meio aos seus colaboradores também é essencial pois, assim que a equipe estiver completamente integrada a esse mindset, todo o processo será bem mais fluido. 

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