O que é ROI para advogados e como usar para otimizar a produtividade do departamento jurídico

O ROI para advogados é uma métrica para mensurar resultados financeiros em uma organização, sobretudo investimentos. A abreviação significa Retorno Sobre Investimento em tradução livre, indicando o que a empresa ganhou ou perdeu durante uma transação.

No departamento jurídico, manter o ROI positivo ajuda a lidar com prazos de forma mais concisa, economizando principalmente custos desnecessários e aumentando a produtividade. O cálculo é bem simples; continue conosco para saber mais!

O que é ROI e seu objetivo principal

Já falamos um pouco sobre essa métrica e como ela pode ser determinante para aumentar a performance de uma corporação. Mas, além disso, utilizar o ROI pode representar um salto real para o setor jurídico da sua empresa. 

Manter um departamento jurídico é uma ação que visa a proteger a segurança de toda a organização. Sem métodos eficientes para mensurar resultados, os seus profissionais se acomodam nos achismos. O que, apesar de mais simples, não traduz a realidade sobre as principais causas de perdas e ganhos. Dessa maneira, investir em um planejamento para o cálculo do ROI é fundamental para suprir essa necessidade.

Como calcular o ROI de forma simples

Calcular o ROI de um caso com retorno positivo no jurídico, por exemplo, ocorre da seguinte forma:

ROI = (Receita – Custo) / Investimento

O resultado obtido deve ser convertido em porcentagem, e vai então indicar qual foi o retorno sobre o seu investimento. Ou, de forma mais simples, basta fazer o seu resultado multiplicado por 100. Vale lembrar que esse cálculo pode ser utilizado em muitas situações, o que contribui muito para uma visualização ampla do financeiro em diversos aspectos. 

Não se esqueça de documentar as informações

Além de fazer o cálculo do ROI de maneira eficiente e adequada, é preciso documentar todas as informações coletadas. Sem esse registro, fica complicado acompanhar a evolução do departamento, prejudicando a organização e produtividade dos advogados. Dessa maneira, atente-se a essa necessidade sempre que precisar controlar suas movimentações financeiras. Considere fatores como o valor da receita e da despesa do investimento, data de inclusão e status do custo/honorário etc. 

Inclusive, fazer essa etapa manualmente pode ser algo confuso e desorganizado, consumindo tempo da sua equipe. Para que a produtividade não seja ainda mais afetada, utilizar um software para advogados (link wp) é o caminho mais seguro.

Os benefícios da tecnologia no ROI para advogados

Como dissemos, apoiar-se em um software jurídico pode facilitar o controle e armazenamento das informações. Sua utilização auxilia na análise de métricas de modo automatizado e rápido, conferindo praticidade e segurança aos dados, além de precisão. Veja algumas vantagens:

1) Possibilita centralizar as informações

Utilizar softwares para calcular o ROI e armazenar os dados financeiros do setor jurídico é uma tarefa simplificada. Dispensando soluções manuais, o seu colaborador tem mais tempo para direcionar a processos e litígios prioritários, aumentando sua produtividade.  

2) Otimiza e integra a comunicação

Muitas vezes, o departamento jurídico precisa dialogar com outros setores, tal como o setor de compras da empresa. Dessa forma, utilizar o ROI pode contribuir para uma organização eficaz e que aumente os níveis de produtividade. É possível economizar tempo do seu pessoal adequando essas necessidades a ferramentas como o software, a fim de agilizar os procedimentos internos.

3) Previsão para o futuro do departamento

Com dados baseados em cálculos precisos, é possível oferecer maior previsão de sucesso ou melhorias para o departamento. Assim, a fórmula tão difundida no meio corporativo auxilia na tomada de decisões mais assertiva e que ampare o setor caso as coisas não estejam indo tão bem. Com o suporte de um software, isso se torna ainda mais verdadeiro por meio da automatização da análise de métricas.

O ROI é essencial ao departamento jurídico

Conhecendo tudo o que dissemos até agora, você já compreendeu a importância do Retorno sobre Investimento em um setor jurídico, ou ROI para advogados! O modo de lidar com a receita e a despesa do departamento reflete na organização como um todo. Assim, manter um controle e visualização amplos sobre o que acontece diariamente é um dos caminhos para o sucesso. Da redução de custos até o aumento da produtividade!

Esperamos que você tenha gostado desse conteúdo. Aproveite também para conferir mais sobre o que é Controladoria Jurídica e os benefícios de implementá-la. E continue acompanhando nosso blog!