O que um Gestor Jurídico deve saber ao contratar escritórios de advocacia

Escritórios de advocacia terceirizados são responsáveis por assumir demandas de um departamento jurídico. Além de processos e diligências, também atuam em serviços de advocacia correspondente, ajudando a reduzir custos dentro do setor. 

Os escritórios de advocacia estão cada vez mais presentes no universo do Direito, em que novas soluções surgem dia após dia, também por conta da competitividade do mercado. Talvez você já tenha ouvido falar desse tipo de serviço, mas nunca teve curiosidade o suficiente para pesquisar mais sobre os benefícios de trazer isso para o seu cotidiano.

O que você talvez ainda não reconheça é a importância que contratar um escritório de advocacia terceirizado pode representar. 

Você também está em procurando reduzir custos e provar o valor do setor jurídico dentro da sua empresa de uma vez por todas? Apostamos que sim! Por isso, vamos te contar hoje tudo o que você precisa saber ao contratar escritórios de advocacia para te ajudar nessa jornada e alavancar sua gestão.

Venha conosco!

Como funciona um escritório de advocacia terceirizado?

Hoje em dia, o Direito se transformou em uma área com diversas possibilidades de atuação. Velhos moldes estão sendo reformulados, e os escritórios de advocacia terceirizados exercem uma grande influência nesse sentido. 

Os principais benefícios desse tipo de serviço são que, com o auxílio de profissionais terceirizados, você pode focar mais na sua própria gestão e no que realmente importa. Além de, é claro, reduzir os custos operacionais do departamento jurídico.

Pense na seguinte situação: o montante de processos que chega à mesa dos seus advogados todos os dias é, quase sempre, massivo. Além de não darem conta de lidar com tudo, a qualidade do trabalho exercido pode sofrer recaídas. Então, é muito maior a chance de perder causas ou não conseguir cumprir prazos. Péssimo, não é mesmo? 

O escritório de advocacia terceirizado te auxilia nessa questão, à medida que conta com profissionais ainda mais especializados em cada área. No momento da contratação, os advogados que fazem parte da equipe contratada são designados de acordo com suas habilidades, buscando oferecer a maior qualidade de serviço possível. 

A partir daí, há o acompanhamento de um advogado fixo dentro da sua empresa, para garantir que tudo saia dentro dos conformes. Seja o trabalho lidar com demandas comuns ou pontuais, ou até mesmo com a correspondência em outros municípios.

Há responsabilidade empregatícia?

Apesar de ser uma parceria contratual, não há responsabilidade empregatícia implicada no ato de contratar um escritório de advocacia terceirizado. Então, todos os processos que forem encarregados aos profissionais contratados são de responsabilidade da empresa que presta serviços. A empresa contratante, por outro lado, não é responsável por tal.

Qual o papel do gestor jurídico com os escritórios de advocacia?

O gestor jurídico tem papel fundamental, mesmo quando é decidido contratar profissionais terceirizados. Isso porque é sua função acompanhar esses advogados, encarregados das tarefas originadas de seu departamento. 

Essa supervisão é de extrema importância, a fim de garantir a qualidade e legalidade do trabalho realizado. No caso dos advogados correspondentes, o gestor também atua como advogado fixo em cada caso, tornando-se responsável por esse acompanhamento. 

A advocacia correspondente, quando assumida por um profissional terceirizado, evita a necessidade do deslocamento dos profissionais internos de um município ao outro, o que economiza dinheiro de viagem, diárias em hotéis e alimentação. Então, essa é outra característica bem vantajosa da contratação de um escritório de advocacia para serviços pontuais.

Vantagens de contratar escritórios de advocacia

Vamos resumir aqui as principais vantagens de contratar escritórios de advocacia terceirizados? Confira:

  • Rapidez no serviço prestado
  • Redução de custos, pois consegue desafogar o setor;
  • Maior eficiência operacional e de gestão;
  • Serviço feito por profissionais especializados;
  • Não há responsabilidade trabalhista;
  • Atuação preventiva e estratégica;
  • Traz bons resultados e reconhecimento para o setor jurídico.

Fizemos um post exclusivamente para falar sobre os benefícios do escritório terceirizado ao seu departamento. Então, para entender melhor, confira o post na íntegra; é bem curtinho e detalhado!