Software para advogados: 4 dicas para uma migração de sucesso  

O software para advogados é uma alternativa às soluções manuais utilizadas por tanto tempo. É um sistema que opera em nuvem, livrando departamentos jurídicos e escritórios de pilhas de processos que atrasam a rotina jurídica.

Inovar é preciso. Embora o meio jurídico já esteja imerso nas novidades tecnológicas do mercado, muitos escritórios e departamentos ainda hesitam em avançar. Utilizar ferramentas como softwares para advogados, os famosos softwares jurídicos, é um dos caminhos para essa inovação.

Utilizando um software jurídico, você tem mais autonomia para a tomada de decisões e gasta menos tempo com tarefas repetitivas. Embora exista o receio em migrar para um novo sistema, um planejamento bem feito e que envolva toda a equipe renderá frutos positivos.

O que é um software para advogados?

O software para advogados é um sistema que auxilia nos processos cotidianos dentro do seu departamento. 

A definição é bem simples. O software jurídico atua na nuvem, automatiza e é responsável por organizar em um só lugar todas as demandas. Ele permite que os seus processos e documentos centralizem as informações para acesso de onde e quando você precisar.

Substituindo as planilhas para fins distintos, o software jurídico ajuda a otimizar os resultados do seu setor. Afinal, torna possível armazenar todos os dados de ações processuais e litígios, acompanhando desdobramentos, objetivos e prazos através de um método que oferece segurança.

A migração para o software jurídico

É importante ter em mente que toda a equipe de advogados precisa se adaptar à migração para o software jurídico. Um planejamento bem feito diz respeito a como o processo ocorrerá e quem estará envolvido no cadastro das informações. Além disso, é preciso prestar atenção redobrada às funções de cada pessoa se tudo for feito manualmente.

Assim, esse é o primeiro passo para que o seu software de advogados traga resultados surpreendentes. Por exemplo, fazer comparações de números e ter um registro de quantos cadastros serão realizados também é fundamental. 

Com isso, os próximos passos devem também ser adaptáveis, de acordo com a realidade e mindset da equipe.

1) Envolva a equipe em um trabalho emocional

Bom, como já dissemos, estimular o mindset da sua equipe de advogados é um passo fundamental. Pessoas com resistência a mudanças podem enxergar essa adaptação como um obstáculo. Assim, esse tipo de pensamento pode bloquear resultados positivos e até mesmo o aprendizado do indivíduo, sendo necessário envolver a equipe em todas as etapas. Com isso, há mais chances de que os seus advogados reconheçam o benefício da migração, eliminando eventuais preconceitos.

2) Trace um momento específico para conferências

É importante definir momentos de conferência para a rotina da equipe. Embora erros sejam comuns, o procedimento de conferência mitiga prejuízos e auxilia na prevenção, contornando situações de forma mais segura. Faça com que essas conferências sejam incisivas, nas quais os profissionais tenham dados relevantes anotados, evitando o registro incompleto de dados, por exemplo. Até que a equipe esteja 100% integrada, essa prática pode ajudar a diminuir perdas e inseguranças, o que é fundamental para fortalecer a positividade em torno da mudança. 

3) Seu sistema precisa ser adequado à LGPD

O seu software para advogados necessita de toda a segurança para garantir um ótimo tratamento de dados. É preciso garantir que o sistema atenda a todos os critérios e demandas, funcione dentro da Lei e forneça proteção às informações armazenadas. A LGPD exige que a tecnologia utilizada pelo jurídico seja adaptada às suas normas, o que precisa ser considerado no processo de decisão.

4) É preferível que o sistema seja unificado

Já pensou investir e migrar para um sistema que não comporte lidar com tudo que for necessário? Garantir que o seu software para advogados emita relatórios e integre a comunicação da equipe é importante, mas não suficiente. Logo, certifique-se também de que ele atenda às principais demandas e seja diversificado. Com isso, você não precisará lidar com vários sistemas diferentes, economizando energia mental e recursos financeiros.

Conclusão

Para concluir, vamos enfatizar a importância de considerar os critérios de um bom software para advogados. Além de obter a melhor ferramenta do mercado, é preciso saber como incluí-la no seu cotidiano, adaptando os membros da equipe pouco a pouco. Esse processo é fundamental para que a performance do setor veja crescimentos, pois o mecanismo não garante bons resultados a quem não sabe utilizá-lo ou não acredita em seus benefícios. Por isso, essa é uma das etapas mais fundamentais. 

Então, não hesite em investir um tempinho diário para essa transição. Ao final da adaptação, todos os seus advogados conseguirão aproveitar as funcionalidades existentes da melhor maneira possível. Garantindo, então, que o seu departamento automatize e agilize todo o cotidiano e preveja resultados de forma assertiva!

Ainda falando sobre tecnologia, que tal saber mais sobre os impactos da Inteligência Artificial na advocacia? Após entender mais sobre o assunto, considere o software para advogados como uma opção tangível e comece por aí. Até a próxima!