Quando vale a pena terceirizar serviços jurídicos?

O departamento jurídico é um setor estratégico composto por advogados que desempenham atividades legais, processuais e/ou contratuais. Seja interno ou externo, o setor é fundamental para o sucesso da organização, por isso também dialoga com outros departamentos. Mas, nem sempre é possível internalizar todos os processos; nesses casos, o ideal é terceirizar serviços jurídicos

Quando vale a pena contratar assessoria jurídica terceirizada? Neste conteúdo, vamos entender mais sobre a terceirização, quando acioná-la e seus benefícios para o departamento jurídico. Continue acompanhando! 

O que significa terceirizar serviços jurídicos?

Terceirizar serviços jurídicos consiste em contratar advogados ou escritórios de assessoria jurídica externos à organização. A esses profissionais são delegadas tarefas específicas para que possam representar aa empresa. Isto é, trabalham nos processos e petições, comparecendo a audiências e prestando outros serviços em favor dela. Hoje em dia, existem muitos serviços terceirizados oferecendo assessoria jurídica, assim como apoio legal.

Ao acordarem pela terceirização do jurídico, as partes assinam um contrato de prestação de serviços com as tarefas estipuladas. É necessário ao menos um advogado interno em seu departamento jurídico para conduzir esse profissional ou equipe. Assim, é possível acompanhar o avanço da performance.

Quando apostar na terceirização do jurídico?

Os motivos para terceirizar um departamento jurídico são variados. Nem sempre é possível dar conta de todas as demandas apenas com profissionais contratados internamente. Mas, para refletir sobre essas razões, vamos apresentá-las abaixo:

1) Volume de demandas: um bom motivo para terceirizar serviços jurídicos

Terceirizar serviços jurídicos pode ser uma boa ideia se a mão de obra do seu departamento não supre o volume de demandas. Grandes empresas lidam com processos e contratos em quantidades exaustivas, o que pode comprometer até mesmo a organização das tarefas. Contratando um escritório de advocacia terceirizado, seus advogados ficam livres para focar nos objetivos centrais do negócio. 

2) Distância física

Caso a organização precise ser representada fisicamente em outra cidade ou estado, é possível contratar advogados correspondentes. Evitar o deslocamento de seus profissionais economiza dinheiro em hospedagem e alimentação. Afinal, viajar sempre que houver ações em tribunais distantes pode ser muito custoso! 

3) Mão de obra especializada

Além do grande volume de demandas, a falta de mão de obra especializada pode ser um obstáculo no setor jurídico. Nem sempre o departamento tem profissionais especializados em demandas específicas, que muitas vezes não permitem erros. Por outro lado, terceirizar serviços jurídicos significa contar com funcionários capazes de conduzir tarefas complexas e pontuais. 

4) Cumprimento de prazos

Cumprir prazos processuais faz parte da realidade de qualquer escritório ou departamento jurídico. Contratando profissionais terceirizados, seu setor tem a certeza de que sempre haverá um advogado a ser alocado nas demandas. Como resultado, haverá a otimização da rotina, já que as tarefas mais complexas estarão sob olhar especializado.

5) Contencioso de massa

Muitas organizações que lidam com o contencioso de massa decidem terceirizar uma parcela das demandas. Isso se torna benéfico ao passivo judicial, o que ajuda a desafogar o setor e desenvolver tarefas mais críticas e estratégicas internamente. Ao longo prazo, será mais simples lidar com a complexidade das demandas e direcionar seus advogados a tarefas alinhadas ao núcleo de negócio da empresa.

Benefícios de terceirizar serviços jurídicos

Além de suporte qualificado, terceirizar serviços jurídicos permite direcionar o negócio aos seus reais objetivos. Seus profissionais não se sentirão sobrecarregados, o que elevará os níveis de produtividade de modo assertivo. Outro benefício é o sigilo das informações, já que é possível resguardar o uso de dados e a privacidade da organização no contrato de prestação de serviços. 

Terceirizar serviços jurídicos diminui a demanda da própria área jurídica, com a otimização dos custos nas despesas. Dessa forma, o fácil acesso à mão de obra de especialistas em advocacia permite realizar a gestão de riscos do departamento. A ampla experiência dos profissionais contratados pode abrir os melhores caminhos para garantir o tratamento nas áreas cíveis, trabalhistas, ambientais, entre outras.

Não se esqueça de que é necessário analisar as necessidades do seu departamento jurídico. Reflita sobre o volume e complexidade das demandas, além da existência de processos ajuizados em diversos pontos do país. É interessante, assim, considerar a especialidade e regionalidade dos profissionais para que a contratação seja um sucesso.  

Confira mais conteúdos sobre a terceirização do departamento jurídico aqui.