Robô advogado: aliado ou ameaça?

A Inteligência Artificial chegou com tudo na era das transformações digitais e, como resultado, mudanças no exercício da profissão. Para facilitar o cotidiano do departamento, alguns gestores jurídicos já apostam no robô advogado. E é claro que, enquanto a tecnologia avança, o profissional moderno enfrenta o velho dilema interno: “será que o recurso pode me substituir?”.

Se você ainda não conhece esse recurso e seus impactos para a rotina jurídica, não se preocupe. Nós te explicamos! Confira aqui tudo o que você precisa saber.

O que é um robô advogado?

O robô advogado é um serviço de Inteligência Artificial e machine learning. Ele ajuda a otimizar o dia a dia dos escritórios e setores jurídicos, pois sua tecnologia de automação realiza a coleta de dados, organiza e analisa documentos, protocola petições e também pesquisa informações jurídicas relevantes. Isto é, realiza funções rotineiras que tomam muito tempo de um ser humano que precisa cumpri-las manualmente.

Muitos pesquisadores defendem o uso do robô advogado, já que o recurso permite otimizar o tempo gasto em processos. Enquanto um profissional leva uma hora para realizar determinada tarefa, um recurso que usa a IA pode realizar milhares. Vale lembrar que praticamente todo departamento jurídico que lida com demandas de forma ágil já aposta na automação de processos. É por isso que vamos conhecer alguns benefícios dessa implementação.

Aliado ou ameaça para o advogado moderno?

A realidade é que a palavra “robô” já é intimidadora por si só. Imagine, então, para os profissionais que estão estagnados nos moldes convencionais do Direito. É preciso ter em mente, contudo, que as novas tecnologias não são criadas para substituir completamente o trabalho humano: pelo contrário, buscam agilizar e otimizar a gestão de equipes jurídicas. Elas permitem, por exemplo, que o advogado direcione seu tempo a processos e diligências mais importantes.

O gerente jurídico que deseja desafogar o departamento, reduzir custos e demandas pode encontrar na novidade uma grande aliada. É muito simples: esse é um mecanismo que realiza o trabalho de muitas pessoas ao mesmo tempo. Não significa, porém, que o ser humano possa ser excluído da equação. Como você aprendeu com esse post, o robô é criado para realizar tarefas administrativas repetitivas. Isto é, não suprem o contato humano no atendimento ao cliente e não realizam tarefas como audiências. 

Por que ter um robô no seu time?

Diante disso, que tal recapitular os principais benefícios de ter um colega “eletrônico” no departamento jurídico? O robô advogado pode, sim, ser o mocinho da história; confira aqui embaixo o porquê:

Aumenta a produtividade das equipes

Um aliado tecnológico pode ajudar a realizar atividades repetitivas de modo ágil, sendo uma alternativa às mãos humanas. Já que essas tarefas envolvem monitoramento de jurisprudências e relações processuais, contar com um robô advogado garante precisão. Ou seja, erros serão menos frequentes e a qualidade da performance maior. Com isso, seus advogados podem focar em demandas mais difíceis que exigem raciocínio humanizado.

Reduz os custos no departamento jurídico

Todos sabemos que a mão de obra pode custar muito ao setor jurídico. Muitas atividades repetitivas e burocráticas, nesse cenário, tomam muito tempo dos seus advogados. As consequências não poderiam ser outras: fadiga e estresse que em nada ajudam a alcançar  bons resultados. Com um robô advogado que coleta dados e executa cálculos de forma mecanizada, esse gargalo pode ser reduzido. O aceleramento dos processos otimiza o tempo gasto em funções corriqueiras, tornando o serviço mais valioso e prático. 

Moderniza o Direito por meio da automação

Provar o valor do departamento jurídico é uma das metas de qualquer gestor. Por esse motivo, investir em resultados ágeis e de qualidade deve ser prioridade. Um robô advogado, ou mesmo outras soluções na Inteligência Artificial, cumprem bem esse papel. Cada vez mais, a Advocacia ganha contornos tecnológicos e a tendência é apenas avançar. Se você deseja ser um gerente jurídico de sucesso, precisará seguir o caminho da tecnologia e aceitar sua importância.

De forma bem resumida, o robô advogado veio para mostrar que não existem limites na era tecnológica do Direito. Esse é um recurso que já existe no Brasil para otimizar os processos no departamento jurídico ou em escritórios de advocacia. 

Enquanto seu setor não adquire um desses “colegas de trabalho” mecanizados, confira mais conteúdos sobre a mecanização da advocacia e como manter sua equipe engajada aqui. Até a próxima, fique antenado em nossas próximas dicas!