Seu escritório está preparado para a advocacia 4.0?

A advocacia 4.0 é uma tendência dominante que remete à 4ª Revolução Industrial. Diz respeito à digitalização do cotidiano jurídico, que está se adaptando à nova realidade tecnológica que atravessamos. Assim, suas estratégias envolvem o uso de softwares e outros recursos, seja para automatizar processos ou analisar dados. 

No meio de toda essa transformação, você pode se perguntar: será que meu escritório está preparado para a advocacia 4.0? A resposta dependerá do empenho em incorporar procedimentos online, avaliando as melhores escolhas para a rotina da sua equipe.

Como funciona a advocacia 4.0

Uma das principais características da advocacia 4.0 é a digitalização dos processos. O ambiente virtual está ganhando mais força, sendo assim as diversas áreas do Direito acompanham tal evolução. A Inteligência Artificial e o machine learning são apenas algumas estratégias em ascensão nessa nova era. O uso de softwares jurídicos que analisam documentação e outros recursos de conexão, por exemplo, são muito utilizados  pelos escritórios que apostam na inovação. 

Porém, ao contrário do que muitos pensam, não basta incorporar tecnologia no dia a dia do escritório. É necessário desenvolver competências que potencializam a adoção desses recursos, como a criatividade e a otimização do tempo. Mais adiante, falaremos sobre essas habilidades que podem preparar sua equipe para esse novo desafio. 

Características do advogado moderno

Antes disso, precisamos falar sobre o novo perfil do advogado contemporâneo. Não é mais novidade que a tecnologia abraçou todos os serviços e o mercado de trabalho. É claro que a advocacia não ficaria fora dessa! O profissional deve estar, então, antenado às novidades no universo jurídico e buscar informação por meio do networking e muita pesquisa. Afinal, a cultura organizacional bem definida depende de uma equipe dinâmica e atualizada.

Para otimizar a gestão do tempo no dia a dia, o advogado que deseja se destacar pode investir em serviços online. Os aplicativos são ótimos para agilizar processos de tramitação, por exemplo. Além disso, cabe ao profissional automatizar serviços básicos, como a organização de documentos, uma vez que isso facilita a gestão de contratos e petições. Tudo isso pode ser realizado com a ajuda de um software jurídico. Por isso, a importância dos recursos tecnológicos para o fluxo de trabalho. Viu só?

Como adequar o escritório à advocacia 4.0?

Dito isso, como você pode adequar seu escritório à “revolução” 4.0? Bem, não existe fórmula mágica. O que pode ser feito é, pouco a pouco, incorporar mudanças organizacionais no mindset da equipe. A partir daí, desenvolva estratégias com base na Inteligência Artificial e outros recursos de automação. 

Use aplicativos de mensagens

A comunicação deve ser um dos principais investimentos para a inovação do escritório. Assim, aposte em aplicativos de mensagens para o relacionamento com os clientes e colegas de trabalho. Dessa forma, o fluxo será muito mais prático e dinâmico.

Aposte em softwares jurídicos para se preparar para a advocacia 4.0

O software para advogados permite alcançar maiores níveis de produtividade no escritório de advocacia. Além de automatizar tarefas burocráticas, minimiza a chance de erros humanos nos processos, um dos principais riscos da advocacia. Existe até mesmo o robô advogado, mecanismo que fica responsável por serviços básicos no cotidiano jurídico, sabia?

A ferramenta torna possível criar rotinas de trabalho focadas no raciocínio, sem deixar de lado o contato humano. Assim, pode inclusive contabilizar as horas trabalhadas para fazer orçamentos mais precisos. Incrível, né? Existem diversos tipos, incluindo os de produtividade, os que facilitam a gestão do tempo ou integram as áreas do escritório.

Contrate assessoria jurídica

A advocacia 4.0 também busca facilitar o cotidiano dos seus advogados. Dessa forma, investir em uma assessoria jurídica para conduzi-los nessa transformação pode ser a chave do sucesso. Seus profissionais poderão, então, focar no que realmente importa e aprimorar seus conhecimentos tecnológicos.

É importante dizer que, sem treinamento adequado, não haverá mudanças positivas na tomada de decisões da equipe. Assim, o mindset precisa ser trabalhado de acordo com a nova era da advocacia 4.0, priorizando a qualidade do serviço em tempo hábil. Se você quer gerir de forma eficaz e estar preparado para o que vem pela frente, o conhecimento é algo fundamental para colocar novos hábitos em prática.

Quer entender como se destacar na advocacia 4.0? Então, confira nosso blog!