Transformação Digital na advocacia: um guia inicial

Foi-se o tempo em que dizíamos que as inovações tecnológicas iriam tomar conta de todas as esferas da sociedade. Afinal, este dia chegou há algum tempo, sendo preciso investir em medidas que incorporem a transformação digital na advocacia. 

Já se sabe que a transformação digital, em todas as suas nuances, impacta diariamente o modo como enxergamos o mundo, bem como a forma que lidamos com o consumo e o mercado atual. Por conta disso, vamos te explicar de forma prática e concisa o que é, de fato, a transformação digital e os seus impactos na advocacia moderna. Além disso, você encontrará neste conteúdo as vantagens de sua implementação e os desafios encontrados por advogados e gestores jurídicos, como você.

Confira para sanar todas as suas dúvidas!

O que é Transformação Digital na Advocacia?

A transformação digital, como você provavelmente já sabe, é baseada em uma nova configuração de mundo. Hoje, a tecnologia faz parte da maioria das profissões, sobretudo aquelas que envolvem a necessidade de controlar dados e lidar com pessoas. O Direito, obviamente, não se exclui dessa equação, embora muitos ainda o enxerguem como conservador e enrijecido. 

Mas o fato é: este tipo de transformação na Advocacia visa a reestruturar diversos processos e atividades dentro da profissão. Com isso, as empresas utilizam ferramentas tecnológicas a fim de otimizar seu desempenho e suas próprias soluções acerca de cada procedimento enfrentado. 

Além de buscar atingir as pessoas certas, a transformação digital da advocacia conta com novos processos de gestão, que possuem mecanismos digitais inovadores com o intuito de fornecer maior precisão aos resultados obtidos.

Vantagens da Transformação Digital na Advocacia

Aplicar a tecnologia para manter a inovação digital não é a única vantagem deste tipo de medida. A inteligência artificial e a tecnologia da informação, nesse sentido, podem oferecer inúmeros benefícios dentro da empresa e, sobretudo, do seu setor jurídico. Confira alguns deles abaixo:

  • otimização de tempo e processos mais rápidos e precisos, facilitando a tomada de decisões;
  • execução de atividades de forma mais ágil, aumentando a produtividade e melhorando as condições de trabalho dos colaboradores;
  • gestão financeira mais clara e eficiente, com menor margem para erros;
  • uso de dados otimizado, podendo ser baseado no método Data Driven.

Passo a passo inicial para a transformação digital

Para iniciar a transformação digital do seu departamento jurídico, é preciso seguir pequenos passos. Afinal, esse é um processo lento e que exige paciência, mas que proporciona resultados incríveis. 

Veja abaixo algumas dessas pequenas atitudes, que podem transformar de verdade o dia a dia da sua equipe e otimizar as suas soluções. Trazendo, assim, menos preocupações ao jurídico da sua empresa.

1. Comunicação virtual

Investir em meios de comunicação virtual para o cotidiano de sua equipe é uma maneira de aprofundar a transformação digital do seu setor jurídico. Realizar videoconferências, utilizar ferramentas como o Slack e o Skype e incentivar a informação por meio de treinamentos digitais são apenas alguns dos hábitos que podem levar a isso. 

2. Investir em ferramentas online

O segredo para iniciar uma transformação digital de sucesso é investir na otimização da sua gestão. Ferramentas online servem para isso dentro da advocacia, além de ajudarem a prever resultados por meio de dados. 

Os softwares jurídicos como o Astrea e o Legal One, por exemplo, podem auxiliar bastante na transformação digital do seu setor, à medida que buscam melhorias por meio de insights e novas percepções. Assinar documentos online, por meio da utilização de plataformas ou aplicativos, também é uma forma de inovar. Hoje, já existem diversas opções no mercado, como explicamos em nosso post sobre o Legal Analytics para você saber mais.

Confira nosso outro conteúdo sobre o Direito 4.0 pode ser interessante para que você entenda a importância disso dentro do seu departamento.

3. Utilizar cloud computing

Todos sabemos que utilizar serviços em nuvem pode ser muito benéfico, à medida que é possível acessar documentos por meio de aparelhos diferentes. Além disso, os colaboradores podem compartilhar informações ao mesmo tempo, podendo alterar e adicionar dados no momento em que for preciso. Na advocacia, uma das principais vantagens é diminuir o acúmulo excessivo de demandas e processos. 

Esse hábito pode, com toda a certeza, encaminhar a transformação digital da sua empresa, pois torna os processos mais ágeis e concentrados na nuvem. Além de o acesso ser muito facilitado, é claro.

Por fim

Enfim, são inúmeras as pequenas ações que você pode adotar no dia a dia do departamento para que você e seus advogados se acostumem à ideia da transformação digital na advocacia. Saiba que, depois disso, é possível adotar outras medidas, como a divulgação de ações por meio do marketing digital.

Além de otimizar todos os processos e resultados, pense nesse processo como uma nova chance de economizar o seu tempo, direcionando-o à melhoria de sua gestão. E, também, como uma oportunidade para explorar novos horizontes. Lembre-se de que, hoje, a inserção na era digital não é apenas um diferencial, mas uma adaptação a qual todos precisamos enfrentar. 

Contate-nos para mais informações sobre os nossos serviços e, qualquer dúvida, deixe para nós aqui nos comentários. Até a próxima!