5 indicadores de desempenho para gestão de pessoas

Agir de forma estratégica é um dos grandes desafios do gerente jurídico. Assim, assumir grandes demandas pode se tornar um tiro no escuro se essa tarefa não for guiada por métricas e dados reais. Para garantir bons resultados no setor, é necessário conduzir a gestão de pessoas com indicadores de desempenho. Não se preocupe se esse termo for uma novidade! Neste post, você vai entender o que eles são e quais utilizar.

Vamos lá?

O que são indicadores de desempenho

Indicadores de desempenho, ou KPIs (em inglês Key Performance Indicators) servem para mensurar o desempenho dos processos em uma empresa. Utilizando métricas, é possível conduzir uma tomada de decisões mais estratégica e otimizar a inteligência do negócio. Na gestão de pessoas, esses indicadores se tornam ainda mais necessários, pois organizam o contexto organizacional e ajudam a preparar as equipes. Bacana, né?

Os KPIs também são uma ferramenta de gestão para identificar lacunas ou erros recorrentes e, então, neutralizá-los. Desse modo, você precisa eleger algumas métricas fundamentais para o sucesso do departamento jurídico. Mas, quais serão os principais indicadores de desempenho?

Os principais KPIs para gestão de pessoas

1) Índice de rotatividade

A taxa do famoso turnover é responsável por indicar o número de profissionais que entram e se desligam da companhia em determinado período. Sendo assim, pode detectar alguns problemas organizacionais desde o recrutamento e mensurar a capacidade da empresa em reter talentos.

Para calcular o turnover, basta somar a quantidade de colaboradores desligados e admitidos por 2, dividir o resultado pelo número total de funcionários e, por fim, multiplicar por cem. Se o resultado for maior que 5%, isso pode indicar gargalos na condução do departamento jurídico. Isso significa que, analisando a raiz do problema, você pode se empenhar em algumas mudanças chave.

2) Taxa de produtividade

Outro indicador é a taxa de produtividade, que permite otimizar processos e analisar falhas no cotidiano dos advogados. É possível calculá-la com base no tempo, custos produtivos, entre outros fatores. Para mensurar a sua equipe, você pode escolher um indicador e dividir os resultados gerados pelos recursos investidos! Confira um exemplo comum:

Taxa de produtividade = Quantidade de serviço / Tempo

3) Clima organizacional e satisfação

Um KPI fundamental para mensurar a qualidade da gestão de pessoas é a satisfação. O engajamento dos advogados depende muito de um ambiente de trabalho confortável e saudável. Sendo assim, a opinião dos colaboradores impacta os resultados do departamento e das equipes jurídicas em geral. Um gestor jurídico pode, então, mensurar perdas e ganhos por meio desse indicador e implementar melhorias.

Assim, procure coletar feedbacks com frequência e dê atenção às reclamações cotidianas de seus subordinados. Isso é fundamental para gerar um relacionamento de confiança, com abertura para o diálogo!

4) Investimento em treinamentos e aprendizagem

E, como ninguém nasce sabendo, investir em treinamentos para os seus advogados é imprescindível. Além de enriquecer o futuro profissional dos funcionários, isso contribui para que forneçam um bom retorno segundo as metas estipuladas. Para que todos os investimentos valham a pena, é necessário oferecer capacitações coletivas ou individuais.  

Você pode realizar um trabalho de comunicação após o término desses treinamentos. Que tal, por exemplo, realizar avaliações ou coletar feedbacks com um questionário? Use a criatividade e procure sempre analisar o clima organizacional para uma melhor estratégia.

5) ROI (Retorno sobre Investimento)

Por último, mas não menos importante, temos o ROI. Essa taxa busca mensurar se os investimentos financeiros estão gerando resultados positivos para a empresa. Assim, para calcular basta subtrair os custos da receita para descobrir o lucro e, então, dividir o resultado pelas despesas.

ROI = (Receita do investimento – Custo do investimento) / Custo do Investimento

Para fazer o monitoramento dos indicadores, você pode combinar os drivers e outcomes. O primeiro termo diz respeito aos KPIs que monitoram a causa antes do efeito. Desse modo, é possível alterar a jornada para alcançar determinado resultado. Já os outcomes monitoram o efeito, sendo que não é possível mudar os resultados. Ou seja, indicadores de desempenho como o ROI são o fim da jornada.

Esperamos que esses indicadores de desempenho sejam úteis para as suas equipes. Investir em uma gestão de pessoas sólida é o primeiro passo para alcançar bons resultados e provar o valor do departamento jurídico. Sendo assim, busque os KPIs que mais se enquadram no cotidiano do setor e recalcule suas rotas de acordo com os resultados. 

Confira o blog do Faria e Silva para conhecer mais dicas e alavancar a produtividade das suas demandas!