Terceirização do jurídico: saiba como aumentar a produtividade

A terceirização do jurídico é uma das soluções mais procuradas para o advogado que deseja aumentar a produtividade em seu cotidiano. Neste post, você vai conferir as vantagens da terceirização e algumas dicas para otimizar o dia a dia no seu departamento jurídico. 

 

Se você é advogado, certamente já teve algumas dores de cabeça devido a prazos e demandas a serem cumpridos. Para o gestor jurídico, esses obstáculos do cotidiano se tornam um gargalo ainda mais intenso, pois também é preciso administrar colaboradores, ações processuais e diligências: tudo ao mesmo tempo!

Sabendo disso, e com a tecnologia ao favor do ser humano, há algumas ações que podem mitigar os efeitos dessa sobrecarga. Hoje, vamos te dar algumas dicas para aumentar a produtividade no seu setor e explorar um assunto em alta: a terceirização do jurídico

Dicas para aumentar a produtividade no departamento jurídico

Todo advogado está em uma busca constante pelo aumento da produtividade. São muitas as responsabilidades diárias, e pouco tempo para concluí-las de forma satisfatória. Por isso, é preciso que o gestor instigue a adoção de um mindset voltado à otimização das tarefas realizadas. 

Vamos te mostrar que é sim possível gerenciar o tempo na advocacia e, então, aumentar a produtividade do jurídico. Confira algumas dicas:

1) Organize os compromissos do departamento

Lidar com diversos processos diferentes, além de cansativo, pode se tornar confuso. Isso porque, ao misturar pendências, você e sua equipe podem até mesmo perder prazos ou prejudicar a empresa financeiramente. Assim, mantenha um espaço coletivo para a organização do cotidiano no setor. Hoje, já existem diversas soluções gratuitas no mercado, sobretudo em âmbito digital. Nesse sentido, investir em uma agenda virtual pode ser uma boa aposta para lidar com questões processuais e otimizar tempo, aumentando a produtividade.

2) Gerencie as tarefas e demandas em geral

Um gestor jurídico sempre tem algo para resolver. No cotidiano de um departamento, é necessário lidar com questões que vão além da administração, abrangendo também o que cada colaborador precisa fazer. A fim de aumentar a produtividade e garantir resultados positivos acerca dos processos pendentes, é preciso organização e foco. 

Ferramentas em nuvem disponíveis no mercado são um grande adianto para gerenciar tarefas no dia a dia do setor. Há diversas opções no mercado, que oferecem soluções para gestão de tempo e de tarefas específicas para o planejamento de uma equipe jurídica. Que tal se apoiar na tecnologia e otimizar a execução das tarefas diariamente? 

3) Automatize processos: a tecnologia é aliada

Ainda falando sobre as inovações tecnológicas inseridas no Direito, é importante ressaltar as funcionalidades do software jurídico. Por meio da automatização, os dados processuais são registrados e tratados com maior precisão, deixando menos espaços para erros. Já que a interferência humana não é necessária, o tempo pode então ser mais bem direcionado e gasto em prioridades. Dessa maneira, você e sua equipe podem focar no que realmente importa, tornando a gestão e o modo de lidar com o cotidiano muito menos burocráticos.

Terceirizando o departamento jurídico

Apesar de as dicas acima serem grandes facilitadores ao dia a dia do departamento, a terceirização do jurídico tem como principal premissa desafogar o setor. Se você ainda não conhece essa solução, vamos discorrer sobre o trabalho dos escritórios de advocacia e por que você deve considerá-los. 

O que é a terceirização do jurídico?

A terceirização do jurídico consiste, basicamente, em delegar funções a profissionais externos. Em muitos casos, é contratar um escritório de advocacia especializado que vai assumir demandas do seu setor. A grande procura por esse tipo de parceria ocorre porque a maioria dos advogados enfrenta dificuldades em lidar com o excesso de processos. 

Por que terceirizar aumenta a produtividade

Além de desafogar o setor jurídico, mais um dos motivos para a contratação desse tipo de serviço é a possibilidade de reduzir custos no departamento. Isso porque não é preciso contratar mais advogados para a equipe interna a fim de lidar com as demandas, o que geralmente apresenta menor custo-benefício. Ao invés disso, que tal contar com serviço especializado e que não comprometa o financeiro da sua empresa?

Sabemos que muitas vezes há a necessidade de comparecer a audiências em comarcas distantes, o que toma tempo e disposição do seu advogado. Além disso, há custos com a estadia e deslocamento. A contratação de advogados correspondentes atua nesse tipo de função, enviando profissionais altamente especializados para lidar presencialmente com as audiências necessárias. Se você ainda não sabia, essa também é uma possibilidade que surge com o trabalho dos escritórios terceirizados. 

Diminuindo o montante de demandas diárias, você e sua equipe conseguem focar no que realmente importa. A decisão de terceirizar serviços abre espaço para priorizar as ações processuais de maior relevância internamente, enquanto tarefas secundárias podem ser tratadas pelos profissionais do escritório externo. 

Dessa forma, a produtividade e motivação para o trabalho aumentam exponencialmente, trazendo resultados positivos à empresa em termos gerais. Além disso, você pode enfim provar à diretoria que o departamento jurídico não é um peso, mas sim um espaço de produtividade e solução de problemas. Incrível, não é mesmo?

Conclusão

Se você quer começar a atuar de maneira preventiva e provar o valor do departamento jurídico, considerar a terceirização é um dos caminhos mais simples. O Faria e Silva é um escritório de advocacia terceirizado que atua no mercado há anos, oferecendo a disposição de profissionais altamente capacitados que podem resolver os seus problemas. 

Dê prioridade ao que realmente importa em sua rotina jurídica. Desafogando o setor, você pode aumentar a produtividade e melhorar as condições de trabalho da sua equipe!

Já que estamos falando sobre a terceirização, que tal conhecer mais benefícios dessa parceria? Confira em nosso outro texto e saiba mais sobre o valor desse tipo de processo. Continue acompanhando nosso blog e até mais!