Como as lawtechs podem impulsionar seu departamento jurídico

As lawtechs e legaltechs são startups responsáveis por inovar o setor jurídico de uma organização, a fim de trazer soluções práticas voltadas para a tecnologia. 

Tais soluções são criadas para facilitar o dia a dia do setor advocatício, jurídico e até mesmo daqueles profissionais que estão se formando na área. Saiba mais sobre as lawtechs e como elas podem auxiliar no departamento jurídico da sua empresa!

Definição de lawtechs

O nome lawtech é um termo derivado do inglês, e significa literalmente lei e tecnologia. Podemos entender que esses dois universos podem sim trabalhar juntos, a fim de facilitar a vida jurídica das empresas. 

Assim nasceram as lawtechs Brasil – startups voltadas para o setor advocatício e mercado jurídico mas com respaldo na tecnologia, a fim de trazer soluções tecnológicas para as empresas. 

Estima-se que somente no Brasil, há cerca de 80 milhões de processos judiciais em andamento! Imagine o quanto tudo isso poderia ser otimizado com a ajuda das lawtechs e legaltechs

Em contrapartida, a Ordem dos Advogados do Brasil – OAB – estima que já são mais de um milhão de advogados registrados no país e em atuação no mercado. 

A Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs (AB2L) já registrou um crescimento de mais de 50 startups jurídicas no Brasil, o que a dois anos atrás eram apenas 20! 

Tipos de lawtechs: distribuídas em categorias

Como o setor jurídico é bem extenso, as lawtechs entraram no mercado como uma verdadeira inovação, uma alívio para tentar desafogar os processos burocráticos da advocacia. 

Pensando nisso, essas startups foram distribuídas em categorias a fim de facilitar a sua área de atuação. Vamos conferir:

Analytics e jurimetria

São aquelas empresas focadas em oferecer plataformas e programas de análise e resumo de dados de jurimetria, focando assim em conseguir prever as decisões judiciais de uma ou mais demandas do mercado – utilizando por exemplo a inteligência artificial.

Gestão de documentação e automação de processos

São startups que desenvolvem softwares de automação de processos e gestão de documentos. Assim, o sistema conseguirá armazenar e interpretar um volume enorme de documentos, otimizando ao usuário somente aquilo que for relevante no momento.

Compliance

Essas empresas se dedicam a promover e a cumprir as ações relacionadas às normas e leis do país, como também as internacionais nas organizações. 

Lawtech de conteúdo jurídico, consultoria e educação

São empresas de cunho formal, voltadas para a informação, legislação e consultoria sobre as leis e demais novidades do mercado advocatício e jurídico. 

O que as lawtechs podem fazer pelo setor jurídico de minha empresa?

Precisamos entender que as lawtechs são startups revolucionárias, criadas para sanar alguma dor do mercado jurídico e advocatício – com uma pitada extra de tecnologia!

Por isso, as empresas de qualquer porte tendem a ser beneficiadas por essas startups, pois elas podem criar por exemplo:

  • Uma plataforma que reúne todos os seus documentos jurídicos no modelo SAAS (Software As a Service);
  • Softwares que atendem grandes bancos e departamentos jurídicos, facilitando a organização do dia a dia do advogado e também geram documentos diretamente no sistema – chega de filas intermináveis em bancos e órgãos públicos! 
  • Controlar diligências jurídicas, como por exemplo: atendimentos em audiências, realização de cálculos judiciais, retirada de protocolos e cópias de documentos e etc;
  • Sistemas de inteligência artificial para controlar todos os processos online, incluindo a comunicação individual com o cliente em cada etapa;
  • Há alguns sistemas que impulsiona as tarefas a serem feitas pela equipe, ao mesmo tempo em que controla os prazos e as consultas que precisam ser feitas – tudo isso pode ser acessado de qualquer dispositivo móvel ou fixo;
  • É possível ainda lançar mão de um sistema que guarda as evidências digitais corporativas, salvando laudos periciais na Web;

Tais soluções inovadoras não se limitam apenas aos escritórios de advocacia e departamentos jurídicos, mas sim a todos os setores que sentirem a necessidade de otimizarem os seus processos, organizando a rotina e claro, fidelizando mais clientes e parceiros, afinal de contas, precisamos usar a tecnologia a nosso favor!

Saiba mais sobre a inovação no departamento jurídico nas organizações e fique por dentro das novidades!