O que é a metodologia DISC e como aplicá-la no seu setor jurídico

Todos temos pontos fracos e fortes e, dentro de uma organização, oferecemos nossas melhores virtudes. Com a metodologia DISC, é possível identificar traços comportamentais e os perfis dominantes de um colaborador. Assim, a ferramenta permite otimizar as qualidades e definir objetivos alinhados à cultura do departamento para melhores resultados. 

Neste post, vamos entender mais sobre como esse mecanismo funciona e por que aplicá-lo na gestão de pessoas. Vamos lá?

O que é a metodologia DISC?

Antes de tudo, é uma ferramenta, manual ou digital, que permite identificar o comportamento dos colaboradores. Isto é, torna possível vislumbrar possíveis reações a diversas situações e desafios, além de evidenciar os níveis de inteligência emocional.  Você pode utilizar desde o recrutamento até a contratação de advogados.

Esse modo de identificar os perfis comportamentais foi criado na década de 1920, pelo psicólogo William Marston. Desde então, as organizações que buscam analisar profundamente as competências e atitudes cotidianas dos times a utilizam. Contudo, vale ressaltar que isso vale para emoções e comportamentos observáveis, não constituindo uma verdade universal. Combinado?

A metodologia DISC permite analisar:

D: dominância; tem relação com o poder, o controle e a assertividade

I: influência; relacionada à comunicação e às relações sociais

S: estabilidade (traduzido do inglês, stability); paciência e persistência

C: complacência ou cautela; relação com organização e estrutura

Estudiosos defendem que a personalidade não se limita a apenas um perfil, mas que temos um ou dois tipos dominantes.

Confira os 4 perfis comportamentais

Executor

Uma pessoa executora tem caráter autônomo, se motiva com desafios e tem raciocínio lógico bem desenvolvido. Normalmente, se sente estimulada por obstáculos e busca resultados ágeis. Por isso, pode se comportar de forma impulsiva no calor do momento. Quando o perfil executor é muito evidente, a convivência pode se tornar inflexível. O que move esse perfil é a busca pela eficácia e por resultados positivos.

Comunicador

Já o perfil comunicador tem facilidade para criar laços e se relacionar amistosamente. Assim, valoriza muito o contato interpessoal e sabe cooperar bem em equipe. O advogado comunicador se esforça para conviver de modo harmônico e é amigo de todo mundo, tem boa argumentação e preza pelo reconhecimento. Porém, precisa ser gerenciado quando o assunto é foco, já que é muito atraído por novidades. Por isso, é motivado por liberdade e criatividade, prezando por bons relacionamentos.

Planejador

O advogado planejador valoriza a harmonia e tende a ser equilibrado, agindo de forma previsível. Normalmente, é uma pessoa calma que tem bastante autocontrole e gosta de rotinas bem definidas. Por precisar de maior segurança no trabalho, é capaz de pensar de modo estratégico e traçar objetivos claros. É observador e tem bastante paciência nas relações, podendo às vezes ser pouco criativo devido ao apreço pela linearidade. No entanto, pessoas desse perfil são motivadas pela segurança e lealdade, buscando colaboração.

Analista

Por fim, o analista costuma exercer todas as atividades com um alto padrão de qualidade. Sendo assim, é atento aos detalhes e consegue analisar riscos preventivamente. Geralmente é aquele colaborador mais discreto e retraído, além de ser mais sensível. Também possui raciocínio lógico desenvolvido e é muito observador, além de ser motivado por eficiência e buscar precisão. Uma característica marcante é o pessimismo, já que está sempre preparado para os piores cenários. 

Como aplicar a metodologia DISC?

É possível aplicar a ferramenta no departamento jurídico sempre que se desejar analisar reações ou atitudes. Isso inclui recrutamentos, processos de admissão e demissão, capacitação, planos de desenvolvimento individuais, feedbacks e desenvolvimento de lideranças. Normalmente, é realizada de forma virtual (em questionário), em que são dadas algumas situações e o indivíduo responde de acordo com sua vivência. Legal, né?

Por isso, é importante garantir que o teste seja seguro e de qualidade! Por fim, recomendamos que ele seja digital, tanto pela precisão quanto pela agilidade. Plataformas de gestão de pessoas, como o Runrun.it, oferecem opções gratuitas e bem completas. Que tal, então, desenvolver um questionário junto à equipe de Recursos Humanos?

Veja algumas questões contempladas pela metodologia DISC:

  • Perfis predominantes;
  • Situacionais;
  • Energia;
  • Flexibilidade;
  • Autoaprovação;
  • Exigência do meio;
  • Competências;
  • Área de talento;
  • Estilo de liderança.

Então, dentre os benefícios, está a chance de recalcular estratégias e definir novas metas ao plano de carreira do colaborador. A consequência é maior assertividade nos projetos e resultados da companhia, além de crescimento profissional individual. Assim, as equipes jurídicas podem se desenvolver de forma integrada e alinhada à dinâmica dos relacionamentos. Enfim, confira mais dicas para a gestão de equipes jurídicas aqui e saiba como conduzir a contratação de advogados de forma efetiva. Até mais!