O que é timesheet e como pode ajudar na produtividade da empresa

Timesheet é uma espécie de planilha ou quadro de horários utilizado para controlar o tempo gasto nas demandas. Assim, é um sistema que permite otimizar a gestão do fluxo de trabalho nas organizações e medir a produtividade da equipe. Um dos principais benefícios é analisar se os resultados condizem com o esforço dedicado aos projetos.

Se você quer entender mais sobre o que é timesheet e como ele influencia a produtividade do setor jurídico, acompanhe!

O que é timesheet?

Se você chegou até aqui, já descobriu que o timesheet é uma ferramenta de gestão de tempo e processos. Mais que isso, é uma forma de administrar os projetos do departamento jurídico, mensurar a precificação e permitir maior organização no dia a dia do seu advogado.

O timesheet pode ser manual ou virtual, e já existem inúmeros softwares dedicados a essa tarefa. Seja qual for o método escolhido, organizar o tempo é fundamental para uma tomada de decisões mais assertiva no departamento jurídico. Além de, é claro, criar provas sobre a quantidade de horas trabalhadas por cada colaborador. 

Quais as vantagens de usar o timesheet?

Com o uso diário e regrado do timesheet, o gestor consegue contabilizar as horas laborais dos profissionais. Isso significa que ele terá acesso ao que cada pessoa realizou, em quanto tempo e em que horário do dia. As versões automatizadas do timesheet são ainda mais práticas, pois controlam o fluxo de projetos com maior rapidez e precisão. 

Confira esses e outros benefícios de usar um timesheet abaixo.

Maior assertividade na precificação

O timesheet é benéfico para a gestão de equipes jurídicas pois permite analisar a precificação. Imagine que determinada demanda leva 3 horas a mais para ser realizada que outra. Você cobraria mais pela primeira, não é verdade? Sem um timesheet, a contabilidade do departamento pode ser prejudicada, pois se torna mais difícil mensurar os esforços para cada projeto. Assim, uma ferramenta ou planilha permite valorizar os esforços do departamento jurídico de forma condizente.

Relatórios de desempenho e produtividade

A ferramenta também torna mais simples a tarefa de entender quais colaboradores estão produzindo mais. Além disso, permite conhecer o ritmo de cada advogado ou até mesmo identificar falhas, se o tempo está sendo mal utilizado etc. Um colaborador pode demorar 5 horas para concluir um projeto, enquanto o outro demoraria 7. Caso perceba que há algo de errado na gestão do tempo, fornecer um bom feedback é um bom caminho. Desse modo, será possível compreender as dificuldades do indivíduo e, quem sabe, realocá-lo em outra demanda.

Análise de utilização dos recursos

Salários, impostos, encargos e benefícios representam a maior parte dos custos em uma organização. Sendo assim, o tempo não é o único recurso a ser considerado. Um timesheet permite ao gestor jurídico analisar se o departamento está gerando resultados positivos ou se os gastos vão além do esperado. Assim, permite recalcular estratégias e otimizar o capital financeiro.

Tomada de decisões com base em dados

Sem achismos. É assim que a sua gestão de pessoas pode funcionar caso você utilize um timesheet, especialmente se ele for automatizado. Pense que, sem mensurar de forma efetiva o tempo gasto nos projetos, você não pode tomar decisões ou mesmo otimizar o que precisa melhorar. Com o mecanismo, sua administração de dados será mais precisa e você poderá realocar recursos onde for necessário.

Valorização do colaborador

Por último, é possível dizer que o timesheet ajuda a valorizar o colaborador na gestão de pessoas. Isso porque ele se torna apto a desenvolver suas habilidades com maior organização e levar um cotidiano menos estressante. Assim, o resultado será a chance de aprimorar a execução das tarefas e construir uma carreira ainda mais sólida.

Como você viu neste post, o timesheet ajuda a otimizar a produtividade no departamento jurídico. Além disso, permite analisar se os recursos utilizados estão sendo eficientes ou não, o que abre oportunidades para repensar estratégias. Tudo isso contribui para o serviço responsável, de qualidade e com ótimo custo-benefício. 

Leve em conta, também, que os colaboradores precisarão ser treinados para o uso da planilha ou ferramenta. Afinal, saber como operar é o primeiro passo para sentir a motivação necessária e registrar os horários diariamente. É tarefa do gestor jurídico acompanhar a aderência ao timesheet e, se preciso, fazer reuniões de incentivo ao seu uso. 

Quer descobrir mais dicas para a gestão de processos no seu departamento jurídico? Então, acesse nosso blog e fique por dentro das tendências no direito 4.0.