4 livros para advogados: inspirações para pensar além

Se você é advogado, então provavelmente já está cansado de ler sempre os mesmos livros, com os mesmos termos jurídicos e academicismo. Saiba que isso é mais que normal. Porém, é inegável que qualquer profissional do Direito precisa continuar se atualizando e buscando maneiras de inovar seu ponto de vista. Seja para se manter em dia com a leitura ou incrementar a estratégia jurídica dentro da empresa, é essencial manter-se ativo. Por conta disso, vamos te dar algumas dicas de livros para advogados neste post, contando um pouco sobre cada um deles!

1) O Dilema da Inovação – Clayton M. Christensen

Neste livro, o autor discorre sobre empresas grandes que falharam, mesmo fazendo tudo “certo”, como manda o figurino. Na realidade, as páginas mostram que o real problema é a dificuldade em acompanhar as inovações de ruptura, conceito muito bem apresentado pelo livro. 

Inovar de modo disruptivo pode ter seus desafios, e é isso que o economista pretende desvendar com suas palavras. O livro foi originalmente publicado em 1997 pela Harvard Business School, sendo reeditado e lançado mais uma vez em 2001. Logo, se você é um líder e sente que falta “algo a mais” em sua gestão, vale a leitura!

2) Marketing Jurídico – O Poder das Novas Mídias – Rodrigo Bertozzi e Renata Bucco

Esta obra, de Bertozzi e Bucco, já se consagrou no mundo jurídico como um guia para a Revolução Tecnológica que presenciamos hoje no Direito. O avanço da Inteligência Artificial e o posicionamento das marcas jurídicas digitais são alguns pontos fundamentais expostos pelos autores. 

Assim, compreendemos por exemplo a importância das mídias sociais na rotina jurídica. Além disso, a trabalhar com novas estratégias de relacionamento com o cliente e se adaptar a novas tecnologias. Interessante, não é? Todos esses fatores são mais do que essenciais à consolidação da Advocacia em um futuro bem próximo.

3) A Era do Business Jurídico – Ari Lima

Neste livro, podemos observar que o autor traz insights sobre os principais conceitos de gestão empresarial. Passo a passo, ele constrói a noção de business jurídico e como se adaptar à nova era digital dentro da profissão. Também reforça a necessidade de ir além dos meros certificados, como pós-graduações, para entender a real força do marketing jurídico e como aplicá-lo. Então, se você tem curiosidade de saber mais sobre essa inovação e a importância de se adaptar, vale a pena a leitura.

4) Advogado Fora da Lei – Ji Y. L. Sanches

O advogado fora da lei é aquele que pensa “fora da caixinha”, refletindo sempre sobre as necessidades de inovação. Para isso, é preciso se preocupar além das capacitações técnicas: é essencial construir uma advocacia revolucionária e estratégica que foque em resultados, seguindo a tecnologia. E é isso que Sanches aborda em sua escrita, em um dos livros para advogados mais procurados. Abrindo, assim, os horizontes de milhares de advogados que ainda estão estagnados nos moldes antigos da profissão.

A importância da leitura sobre inovação jurídica

Ler e se manter informado sobre a inovação jurídica não pode mais ser considerado um luxo nos dias de hoje. Como explicamos em outro post, sobre como se manter informado no mercado jurídico, a maioria das corporações advocatícias já está se adaptando à nova era da Advocacia 4.0. Por isso, manter-se à frente é tão importante com estes livros para advogados. 

E você, já escolheu por qual livro começar a sua atualização?

Leia também “Por que inovar no departamento jurídico?” e compreenda a real importância dessa decisão. Enfim, até a próxima!