4 dicas para economizar tempo no departamento jurídico

Muito se fala sobre reduzir custos na Advocacia. Mas você sabia que é igualmente possível economizar tempo no departamento jurídico e ainda assim alcançar ótimos resultados? Na verdade, algumas táticas e soluções tecnológicas existentes hoje atuam até mesmo na otimização de processos. 

Em meio ao ambiente de trabalho agitado em que o advogado está inserido, contar com estratégias como estas são fundamentais para que o trabalho não se torne exaustivo e ineficiente. Assim, hoje vamos falar sobre como economizar tempo no setor jurídico da sua empresa e garantir performances cada vez mais elevadas. Acompanhe abaixo.

1- Investir menos em soluções manuais

Mexer com papeladas e planilhas não é apenas antiquado, mas também compromete a organização do departamento. Investir em soluções manuais na era da Advocacia 4.0 representa um verdadeiro atraso para a organização, e isso muitas vezes acontece pelo medo da mudança. 

É preciso se desprender de alguns velhos moldes e começar a entender o Direito por outra ótica: uma ótima tecnológica que se apoia em ferramentas, como os softwares jurídicos, buscando otimizar o tratamento dos processos. Imagine que as grandes empresas utilizam os melhores mecanismos para trabalhar na autuação de processos e diligências. Além de maior precisão, a economia de tempo é outro benefício fundamental.

A constante personalização e análise de dados de forma automatizada mitiga erros e economiza muito tempo do seu advogado, que pode então focar em prioridades. As tarefas repetitivas do dia a dia são delegadas às máquinas, e o cotidiano não se torna exaustivo para a sua equipe.

2 – Automatizar o gerenciamento de processos

Aqui, vamos falar um pouco mais sobre a ação dos softwares jurídicos, além de ferramentas para gestão de tempo e tarefas. Você sabia que a maioria dos escritórios de advocacia e departamentos jurídicos já automatiza os seus processos, buscando a economia de tempo? Pois é. O melhor caminho para mitigar erros e ainda reduzir custos no cotidiano jurídico é a automatização, com programas que funcionam na nuvem e dispensam grandes esforços por parte do gestor.

Os softwares jurídicos, por exemplo, atuam para a otimização do modo de lidar com dados e processos. Isso porque a maioria deles conta com artifícios como a Inteligência Artificial, que capta informações a longo prazo e utiliza o machine learning para melhorar resultados a longo prazo. Assim, lidar com as pequenas demandas do dia a dia se torna muito mais simples e rápido, e a tomada de decisões mais assertiva.

Já as ferramentas voltadas à gestão de tarefas precisam apenas da supervisão humana para funcionarem. Mecanismos como o Runrun.it e o Trello indicam quanto tempo em média deve durar uma tarefa, mostram todos os encarregados da demanda e utilizam até mesmo dashboards interativos para orientar o colaborador. Assim, esse tipo de organização tem um poder muito grande no controle do tempo investido dentro do setor jurídico diariamente, economizando recursos e agilizando estratégias.

3 – Terceirizar serviços no departamento jurídico

Para além da tecnologia, contar com ajuda externa pode ser muito eficaz para lidar com demandas excessivas. Desatolar o setor é uma das principais metas de todo gestor; sabemos como a quantidade de processos pode ser sufocante às vezes. Por isso, investir na terceirização de processos no jurídico é essencial quando essa situação não puder mais ser contornada.

Muitas vezes, o cumprimento de prazos processuais se torna inviável, pois o tempo é curto. A equipe, além de sobrecarregada, se encontra impossibilitada de lidar com tantas demandas excessivas, o que prejudica a performance do departamento. Então, o trabalho de escritórios de advocacia terceirizados, que conta com profissionais altamente especializados, é muito bem-vindo nestes casos. 

Falamos mais sobre as principais funcionalidades em nosso outro artigo: Tudo que um gestor jurídico precisa saber sobre escritórios de advocacia; corra lá para conferir!

4 – Investir na Correspondência Jurídica

Dentro da advocacia terceirizada, também há um serviço muito útil que pode economizar tempo e dinheiro do seu departamento. O advogado correspondente é aquele profissional que assume demandas de um escritório ou setor jurídico, muitas vezes por estar próximo da comarca em questão. 

Então, se o seu departamento precisar atender a uma audiência em outro estado ou município distante, a correspondência jurídica pode ser uma opção muito mais viável. 

Além de economizar tempo no departamento jurídico, decorrente do deslocamento, é possível cortar gastos de hospedagem e alimentação. Esse conjunto de facilitadores, a longo prazo, pode ajudar a direcionar melhor o tempo dos seus advogados e aumentar a produtividade da equipe diariamente.  

Conclusão

Bom, agora que já demos algumas dicas de como economizar tempo no departamento jurídico, chegou o momento de aplicá-las à sua gestão. A Advocacia 4.0 traz cada vez mais desafios à rotina jurídica dos advogados hoje, e começar a se adaptar desde já é essencial! Se você quer ver sua gestão promovendo melhores performances diariamente e estimulando o colaborador a realizar um ótimo serviço, contar com a tecnologia e com um escritório terceirizado são ações muito importantes.

Agora, que tal saber mais sobre como tornar sua equipe de advogados mais engajada? Te explicamos o que pode ser feito de forma prática e simples em nosso outro artigo. Para acessar, basta clicar aqui.